Com a liberação de nove leitos do Hospital Alcides Carneiro, que desde o ano passado estavam destinados a receber pacientes atendidos no setor de emergência em ortopedia, permitirá a ampliação das cirurgias eletivas, que começaram a ser retomadas na unidade em julho deste ano. Transferidos para o HAC em 28 de março do ano passado, em função da pandemia de Covid-19, os atendimentos de urgência e emergência em ortopedia retornam a partir desta terça-feira (09/11) para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp), no Bingen.
A transferência do atendimento em ortopedia para o HMNSE é possível por conta da redução na demanda por internações, com queda progressiva e sustentada no número de pacientes internados desde junho. A decisão pela mudança foi tomada no momento em que a cidade registra os menores números de pacientes internados desde as primeiras semanas da pandemia.
“Com o avanço da vacinação, tivemos nos últimos dias um número de pacientes internados semelhante ao que a cidade registrou nas primeiras semanas da pandemia. Esta redução nos casos graves, que vem se consolidando desde junho, permite que possamos seguir avançando nas mudanças na estrutura para atendimento a outras demandas. Já havíamos feito a reversão de leitos clínicos e de UTI Covid em não Covid no HMNSE e no HAC. Agora, com o atendimento de ortopedia voltando para o HMNSE, o HAC volta a funcionar em sua capacidade plena, o que permitirá que a direção da unidade amplie a realização de cirurgias eletivas”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
“Com o retorno do atendimento de ortopedia para o HMNSE, teremos nove leitos liberados no HAC e direcionados para paciente cirúrgicos. A intenção é ampliarmos neste momento a realização de cirurgias de hérnia e vesícula”, explica a diretora administrativa do HAC, Ronye Faraco. Em função da pandemia, a realização de cirurgias e procedimentos eletivos foi suspensa em momentos mais críticos, quando a demanda por internações de pacientes com Covid-19 aumentou. Este ano, os procedimentos eletivos realizado no HAC foram retomados em janeiro, precisaram ser suspensos em março e foram retomados em julho. No ano passado, os atendimentos eletivos também foram suspensos em períodos com grande demanda de internação.