Saúde

Município promove campanha voltada ao cuidado integral de saúde da população masculina

Com o tema, “Fortalecendo o acesso dos homens na Atenção Primária de Saúde, Caminhos e estratégias do acesso, direcionando o cuidado integral da população masculina”, a Secretaria de Saúde está realizando a programação do Novembro Azul na cidade. A campanha é um movimento mundial de conscientização da saúde do homem e de combate ao câncer de próstata. O cronograma de ações conta com eventos presenciais e o dia D em 27 de novembro.

O mês de novembro conta com eventos presenciais, e o Dia D de atendimento ao público masculino em 27 de novembro. Entre os principais eixos da política de saúde do homem que são abordados estão acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violência e acidentes.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, ressalta que é importante os homens, principalmente os idosos, estarem atentos ao câncer de próstata: “No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É considerado um câncer de terceira idade, já que cerca de 75% dos casos da doença no mundo ocorrem em pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém, isso não justifica que a doença não possa ser diagnosticada em uma pessoa mais jovem. A prevenção é sempre o melhor caminho”.

Quando o câncer de próstata é descoberto na fase inicial, a chance de cura chega a 90%. “O câncer de próstata em sua fase inicial é uma patologia assintomática, e quando o diagnóstico da doença é feito na fase inicial, a chance de cura chega a mais de 90%. Existem várias modalidades de terapia que mantém a qualidade de vida do paciente. Por isso a importância da conscientização no Novembro Azul”, explica o urologista Michael Antunes.

A coordenadora da Área Técnica da Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato, destaca que o intuito da campanha é trabalhar o cuidado integral com a saúde do público masculino: “Fortalecer a importância do cuidado integral com a saúde do homem. Esse é o nosso principal objetivo. Buscamos agregar valores de prevenção para que não só o câncer de próstata, mas outras doenças, não se tornem um problema mais a frente. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em uma fase inicial, e assim possibilitar maior chance de tratamento”.

Programação de atividades

Entre os dias 23 e 25/11, serão promovidas ações no Centro Administrativo da Prefeitura de Petrópolis para os funcionários e servidores, com orientações voltadas à saúde do homem. Serão ofertadas palestras sobre o cuidado integral de saúde do homem, testagem rápida para Infecções Sexualmente transmissíveis, orientações nutricionais e sobre saúde mental, além de atividades físicas com a Academia da Saúde.

No dia 26, o governo municipal por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Pit Stop de atendimentos na Praça Dom Pedro II, no Centro Petrópolis. Serão oferecidas orientações à saúde da população masculina, verificação de pressão arterial, glicose, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, abordagem sobre causas externas, violência no trânsito, e apoio de outros serviços da saúde.

Na mesma data, o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade, realizará atendimentos do público masculino terceiro turno, das 17h às 20h. Os homens passarão por consultas clínicas, orientações de planejamento familiar e tabagismo, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além da solicitação de ultrassonografia de abdômen total e de próstata.

O Dia D da campanha do Novembro Azul em Petrópolis será no dia 27. Mais de 30 unidades de saúde participarão realizando atendimentos à população masculina. Entre as ações previstas estão, abordagem sobre disfunções sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, solicitação de exames de acordo com a demanda do especialista, orientações junto com a Academia de Saúde, abordagem e fortalecimento sobre o Pré-Natal do parceiro, realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicose, mensuração de peso e altura para cálculo do IMC e vigilância nutricional do homem.

Para o atendimento da população, no dia (03) os profissionais da rede de atenção básica receberam uma capacitação sobre os caminhos e estratégias para o acolhimento da população masculina na atenção básica de Saúde.

A programação do Novembro Azul da Prefeitura de Petrópolis é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio das Áreas Técnicas da Saúde, em parceria com a Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).