Saúde

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Petrópolis não tem nenhum paciente internado em UTI Covid na rede SUS

Petrópolis encerra a semana sem nenhum paciente internado em leitos de UTI na rede pública em decorrência de complicações pela doença nesta sexta-feira (19/11). Em um ano e oito meses de pandemia, é a primeira vez que o município registra taxa de ocupação zero em leitos SUS destinados a pacientes graves. Dados enviados à Secretaria de Saúde por hospitais públicos, conveniados e privados, mostram que a cidade tinha, até o fim desta tarde, duas pessoas internadas por Covid-19: um paciente em leito clínico na rede pública, e um paciente em UTI na rede particular da cidade.

O número total de internações desta sexta-feira também é o menor desde março de 2020. Em abril deste ano – período mais crítico da pandemia – a cidade chegou a registrar 374 pessoas internadas simultaneamente em leitos clínicos e de UTIs públicos e privados, chegando a ter somente em UTIs, 169 pacientes internados em 20 de abril.

“Esta redução gradativa e sustentada dos casos grave, de internações e óbitos que temos observado – chegando hoje a nenhum paciente em UTIs públicas – é o resultado do empenho de toda uma equipe da Secretaria de Saúde que vem sendo incansável para que possamos levar a vacina ao maior número de pessoas por toda cidade. Agradeço também a população, que aderiu a vacinação e está comparecendo aos postos, concluindo o esquema vacinal e fazendo a sua parte para que possamos superar a pandemia. Na semana que vem entraremos em uma nova etapa, com a ampliação da aplicação das doses de reforço. A orientação neste novo momento é a mesma: quando chegar o seu momento, faça o cadastro e não deixe de se vacinar. A vacina está salvando vidas e é o nosso melhor instrumento; é o que nos permitirá superar esta pandemia”, avalia o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta sexta-feira (19.11), está  em 3.33% para leito clínico e – pela primeira vez desde o início da pandemia – em zero em leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são dois pacientes internados: uma  pessoas em leito clínico na rede pública e uma em leito de UTI na rede privada.

Até agora, foram realizados no município 208.582  testes para Covid-19, com 50.120 resultados positivos e 158.324 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).