Alunos das Escola Municipal Marieta Gonçalves, no bairro da Glória, em Corrêas, vão desenvolver projetos na horta comunitária que está sendo implantada na localidade. O terreno já passou por limpeza e adequações e os primeiros plantios já aconteceram. A horta comunitária é uma iniciativa dos moradores da região – o movimento Corrêas Sustentável – e recebe o apoio da Prefeitura de Petrópolis.
Além da Secretaria de Meio Ambiente, a Comdep, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – por meio do Departamento de Agricultura – e da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional também dão apoio ao projeto, que agora também ganha a participação da Secretaria de Educação.
“É um projeto que podemos iniciar agora, mas que vamos intensificar em 2022. Envolver as crianças nesse plantio de mudas, no cuidado da horta vai trazer benefícios para toda a comunidade escolar”, ressaltou o secretário.
Para Fernanda Ferreira, projetos com a horta comunitária envolvendo as crianças fortalecem a ideia do pertencimento. “Essas hortas comunitárias também são importantes para a segurança alimentar e nutricional das crianças”, comentou a coordenadora da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional
A Escola Municipal Marieta Gonçalves atende alunos do quarto período da Educação Infantil e do quinto ano do Ensino Fundamental. Ao todo são 220 estudantes matriculados na unidade.