Pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer/BioNTec até o dia 30 de outubro podem concluir o esquema vacinal com a antecipação da segunda dose a partir desta quinta-feira (02.12). A antecipação do imunizante segue as orientações do Ministério da Saúde que, em novembro, reduziu o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina para 21 dias.
Desde o anúncio do Ministério da Saúde, todas as pessoas que estão comparecendo aos postos para receber a primeira dose estão tendo o retorno agendado para 21 dias, conforme estabelecem as notas técnicas do Ministério com as novas regras para distribuição das vacinas. “Aqueles que receberam a vacina antes, devem estar atentos aos prazos anunciados pela Secretaria de Saúde, pois, novas datas estão sendo divulgadas”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A liberação de datas segue um planejamento feito pela Divisão de Imunização da Vigilância em Saúde do município. “Este planejamento está sendo feito para que a vacinação siga de forma organizada. Importante lembrarmos que, para receber a segunda dose não é necessário agendamento, basta que a pessoa retorne ao local em que recebeu a primeira dose”, explica.
No ponto de vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, além do CPF e documento de identidade com foto.