Os cerca de 450 alunos da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, no Alto da Serra, serão realocados para outro espaço enquanto a unidade passar por obras. O anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo, durante vistoria na unidade ao lado da secretária de Educação Adriana De Paula nesta última terça-feira (1). A parte de trás do prédio foi atingida por um deslizamento no temporal no dia 15 de janeiro.
“Vamos precisar fazer uma obra grande para recuperar a escola, enquanto isso estou autorizando a secretária de Educação a encontrar um novo espaço para abrigar os alunos. Já estamos planejando o retorno às aulas e é importante termos um local seguro para que os estudantes possam voltar as atividades”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Esta semana o prédio da escola passará por limpeza, além da retirada da lama, pedras e troncos de árvores tanto da área interna quanto externa da unidade. Enquanto isso, a prefeitura inicia o trabalho de contratação emergencial da empresa que fará a obra. “A escola está longe da encosta, mas o deslizamento começou quase no topo do morro ganhando força e atingindo o prédio”, citou o prefeito.
“Já temos alguns espaços que podemos alugar para atender aos alunos. Acredito que em poucos dias já teremos essa definição”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula. A Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva atendia alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em dois turnos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo informações da Secretaria de Educação, “uma aluna, de 11 anos, faleceu vítima do deslizamento que atingiu os fundos da Escola Municipal José Fernandes da Silva, no Alto da Serra, no dia 15 de fevereiro. Todos os outros alunos e funcionários que estavam na unidade, no momento do temporal, conseguiram deixar o prédio. Alguns estudantes tiveram ferimentos leves e foram atendidos no Pronto Socorro Leônidas Sampaio no Alto da Serra”.
*Atualizado às 17h38