Inicialmente prevista para o período de 23 de junho a 10 de julho, a Bauernfest foi adiada para o segundo semestre e vai ser realizada de 12 e 28 de agosto. A decisão visa dar mais tempo para a cidade se recuperar das tragédias ocorridas em fevereiro e março, e ainda ajudar o comércio, rede hoteleira e turística que também foras afetados pela pandemia e as chuvas.
A possível realização do evento no meio do ano dividiu opiniões: de um lado, muitas pessoas acharam que o evento não deveria ser realizado, pois a prioridade deve ser a recuperação da cidade que foi atingida por duas tragédias ocasionadas pela chuva neste ano; por outro lado, houve quem defendesse a realização do evento, pois o mesmo atrai muitos turistas e movimenta a economia da cidade, que também foi muito afetada pelas tragédias e pela pandemia.
O Segmento Germânico, por exemplo, havia informado que os grupos folclóricos, em sua maioria, não tinham condições de se apresentarem tão cedo, pois estavam sem ensaiar desde o final de 2019, pouco antes da pandemia, e os espaços em que ocorrem os ensaios estavam sendo usados como pontos de apoio e distribuição às vítimas das chuvas.
Já o Palácio de Cristal, coração da festa, continua em obras. Depois de diversas paralisadas, as intervenções, que começaram em dezembro de 2019, foram retomadas no início deste mês.
*Matéria atualizada em 3/5, às 19h30