Para dar continuidade ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ), com a inclusão de Petrópolis em todo o projeto, o Instituto Rio Metrópole realiza, nesta quarta-feira (22), das 14h às 16h, a primeira oficina de mobilização de 2022, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
O objetivo do evento é reunir a população de Petrópolis e os responsáveis pelo projeto para apresentar como todo o trabalho será desenvolvido pelos próximos meses, fazendo também um apanhado de como tudo funcionou na construção participativa realizada entre 2016 e 2018 e que deu origem ao PEDUI. Clique aqui para confirmar a sua presença.
Você também poderá assistir ao evento ao vivo pelo Facebook do IRM.
Sobre o PEDUI/RMRJ
Em junho de 2018, durante a Conferência Metropolitana, realizada em Niterói, foi entregue o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ). A iniciativa do Governo do Estado levou à criação de um documento com cenários, estratégias e instrumentos que serviriam para orientar futuras decisões governamentais.
Em dezembro do mesmo ano, foi aprovada a lei que estabeleceu uma nova governança à Região Metropolitana, com a criação do Instituto Rio Metrópole (IRM), e alterou sua formação ao incluir o município de Petrópolis. Nos anos subsequentes, toda a gestão metropolitana foi estruturada e agora estão tendo início os trabalhos de inclusão da cidade serrana ao PEDUI/RMRJ.
Para tanto, serão desenvolvidas reuniões, grupos de trabalho, seminários e consultas públicas envolvendo academia, entidades públicas e privadas e a população local. Tudo para que Petrópolis possa estar incluída, de maneira equânime, em políticas e propostas para o desenvolvimento do estado do Rio.