Setembro marca o mês das comemorações em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil. Um espetáculo cênico-musical, unindo a música clássica e o teatro, vai celebrar a criação musical deste período histórico. Autor do Hino da Independência, entre outras obras, D. Pedro I utilizou o talento musical para promover o Brasil como nação. Desta forma, a turnê “A Música da Independência”, realizada pelo Musica Brasilis, faz sua primeira apresentação no Museu Imperial, no dia 7 de setembro.
O espetáculo é gratuito, aberto ao público e marca o início da série de espetáculos e projetos complementares em comemoração do bicentenário da Independência.
Obras de D. Pedro I e de compositores de seu tempo serão apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte), idealizadora do roteiro e autora do texto, que estará caracterizada como D. Leopoldina, vestindo um figurino de época. Além de Rosana, participam do espetáculo os músicos Tomaz Soares (violino) e Marcus Ribeiro (violoncelo). As peças musicais serão contextualizadas por roteiro narrado por Adam Lee, que interpreta D. Pedro I e também estará no palco caracterizado como o monarca.
“Todas as obras conhecidas de D. Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no nosso portal. Assim, músicos do Brasil e do mundo poderão apresentá-las neste ano de celebração”, revela Rosana Lanzelotte, musicista, criadora do portal Musica Brasilis e idealizadora da iniciativa.
Este projeto é possível graças ao patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do edital Retomada Cultural RJ 2 e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento à Cultura Carioca.
As comemorações em torno dos 200 anos da Independência incluem o resgate da criação musical no Brasil da época e trazem à tona a memória do Imperador D. Pedro I como compositor. Muito lembrado como autor do Hino da Independência, popular até os dias de hoje, a obra musical de D. Pedro é vasta, variada e pouco conhecida do público em geral. Durante o período da Independência, pela primeira vez no Brasil, foram compostas obras sinfônicas e de câmara.
Os espetáculos “A Música da Independência” incluem as obras de D. Pedro e dos principais compositores do período – José Maurício Nunes Garcia (1768 – 1830), Marcos Portugal (1762 – 1830) e Sigismund Neukomm (1778 – 1858), professor de música de D. Pedro e de D. Leopoldina. Nessa época, e por meio da liderança política de D. Pedro I, a música teve participação decisiva no processo de construção do Brasil.
Serviço
Dia 07 de setembro, 4ª feira, em duas apresentações
Horários: 16h e 17h
Local: Museu Imperial (Sala de Exposição do Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial) – Rua da Imperatriz, 200 – Centro – Petrópolis
Lotação: 80 pessoas (cada apresentação)
Ingressos: Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo.