Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Coletivo 8M Petrópolis convida a população petropolitana para mais uma edição da Marcha das Mulheres, a partir das 17h, na Praça da Inconfidência.
Mais em: Ingresso gratuito para mulheres na Rede Cinemaxx nesta quarta-feira
A marcha de 8 de março acontece em diversas cidades do país e do mundo, sendo historicamente organizada, mobilizada e pautada pelo coletivo 8M em Petrópolis que é formado por mulheres de diversos partidos políticos e entidades do movimento social.
A luta das mulheres é pelo fim da violência contra a mulher; equiparação de salários para homens e mulheres na mesma função; trabalho com direitos sociais e salário decente em todas as áreas e categorias; moradia digna e segura; pelo fim do racismo, do feminicídio, entre outras bandeiras.
“Considerando a conjuntura de 2023, as mulheres compreendem a relevância de se combater a fome que atinge os lares de muitas famílias brasileiras; o apoio incondicional aos indígenas com o fim do garimpo nas terras yanomami; a profissionalização das mulheres e creches em horários flexíveis para que possam trabalhar em busca de renda e ao mesmo tempo estudar para conquistar empregos mais qualificados; cotas de empregos gerados por investimentos públicos e em todas as categorias; além de flexibilização do horário de atendimento à saúde nas unidades básicas de saúde para garantir que as mulheres possam cuidar de si e de suas filhas e filhos sem sem prejuízo de salário. Assim, mais uma vez, entendendo a urgência da pauta feminista o coletivo convoca mulheres, homens, crianças, jovens para participar da marcha que defende unidade pela defesa da democracia, emprego, renda, educação, saúde, moradia, segurança como pilares da cidadania”, explica o Coletivo 8M.
Pedal em Corrêas
Ainda nesta quarta-feira (8), às 19h, acontece o “Pedal”, realizado pela Associação de Moradores e Amigos de Corrêas e pela loja PC Bikes, com produção da Bem Cultural, que tem sido responsável por vários projetos no bairro.
O Pedal, que a princípio seria um evento na programação de Natal, foi adiado até a presente data e será realizado nesta que é uma data tão importante, como o Dia da Mulher.
De acordo com as inscrições que foram feitas na loja PC Bikes, os 40 primeiros que se inscreveram e comparecerem, receberão um troféu simbólico, entregue no retorno do percurso, que é Corrêas x Nogueira x Corrêas. Mas, para surpresa dos organizadores, o número de inscritos já passa de 80, abrindo uma temporada de eventos esportivos na comunidade.
O presidente da AMAC, Sérgio Mattos, e o proprietário da PC Bikes, Paulo César, comemoram o crescimento deste “pedal” que era realizado antes da pandemia, em menor escala.
Para Catarina Maul, produtora executiva da Bem Cultural, é uma grande alegria esta adesão, pois comprova que a comunicação entre as ações e os moradores está eficaz e que as iniciativas contam com credibilidade da comunidade.
Além dos passeios ciclísticos, a Associação pretende incentivar a realização de torneios, trilhas, corridas e outras práticas esportivas.