A Secretaria de Defesa Civil iniciou a implantação do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo na Comunidade do Alemão. O sistema por apitos visa salvar vidas, sensibilizando moradores e estimulando a participação da comunidade no deslocamento de moradores de áreas de risco para o ponto de apoio.
Moradores da comunidade, integrantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), participaram da implantação. Para isso, esses voluntários passam por uma capacitação da Defesa Civil, que envolve: percepção de risco geológico e estrutural; noções básicas de meteorologia; construção dos mapas de rotas de fuga (mapeamento participativo); instruções de mobilização; e treinamentos práticos de simulação de emergência.
Outro destaque do sistema que está sendo implantado são as placas indicativas das rotas de fuga até os pontos de apoio e a demarcação do posicionamento dos apitadores para o momento do acionamento do sistema.
O sistema alternativo segue os mesmos parâmetros técnicos de acionamento definidos pelo Protocolo de Mobilização de Alarme Sonoro, já utilizado pela Defesa Civil.
“O objetivo desse sistema é fortalecer a resiliência local, estimulando o sentimento de pertencimento das comunidades. São medidas que fortalecem a segurança a comunidade. E isso tudo é construído com a comunidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, reforça que o mesmo sistema é utilizado na comunidade Floresta e que, nas tragédias de fevereiro e março de 2022, contribuiu para salvar vidas: “Graças ao Sistema Alternativo de Alerta e Alarme, salvamos vidas na comunidade do Floresta. Por meio dos apitadores, as famílias foram mobilizadas para área segura, salvaguardando vidas”, concluiu Kempers.