Nesta quinta-feira (8), o bispo da Diocese de Petrópolis celebra a missa de Corpus Christi às 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara.
A visitação à parte superior da Catedral acontece de 10h às 13h neste feriado.
Como o tapete é uma tradição na Solenidade de Corpus Christi, as paróquias, movimentos e pastorais se organizam para confeccionar o tapete, utilizando diversos materiais, sendo os mais comuns pó de serragem, areia, sal grosso, casca de ovo, pó de café e outros materiais, pelas ruas para ornamentar o trajeto por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.
A procissão no Centro Histórico acontece após a missa das 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada pelos padres das paróquias do primeiro distrito. A Rua São Pedro de Alcântara ficará interditada das 9h às 18h30.
As vias por onde a procissão passará, ficarão interditadas de forma temporária a partir das 11h30 até o fim da procissão. A procissão tem início após a missa das 15h, saindo da Rua São Pedro de Alcântara e passando pelas avenidas Ipiranga e Tiradentes, Rua da Imperatriz, Praça Dom Pedro, ruas do Imperador e Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Avenida Koeler e Praça Princesa Isabel em direção à Catedral de Petrópolis.
A solenidade é celebrada desde o século XIII, tem ofício próprio, composto por Santo Tomás de Aquino e as procissões tornam-se comum no século XIV.
Fonte: Diocese de Petrópolis