Neste sábado (8), o Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a intervenção poética da Nação Hip-Hop Petrópolis e da Roda Cultural do CDC, às 16h. O evento integra a programação cultural gratuita que acompanha “Um oceano para lavar as mãos”, exposição inaugural do CCSQ, com curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano, em cartaz até 17 de setembro de 2023.
Leia também: Cantora Karyna Gomes se apresenta no Quitandinha neste sábado
A tarde de poesia levará autores e autoras residentes em Petrópolis e vinculados à cultura de rua a se apresentarem no percurso da exposição “Um oceano para lavar as mãos”, abrindo espaço na suntuosa construção do Quitandinha para as manifestações artísticas urbanas.
A Nação Hip-Hop Petrópolis foi fundada em 19 de agosto de 2006 e, desde então, busca fomentar ações e iniciativas independentes que trabalhem produção e difusão de bens e serviços culturais, principalmente temas relacionados à juventude e ao direito à cidade. Pauta-se pela construção de uma rede local da cultura urbana, estimulando o desenvolvimento cultural e a discussão da produção cultural deste segmento, e pela execução de ações e projetos que desenvolvam perspectivas para a região na área da educação e da cultura. Assim, o objetivo é também ampliar o acesso e valorizar o conjunto das manifestações artístico-culturais do Estado do Rio de Janeiro.
A Roda Cultural do CDC também é um movimento independente, que acontece semanalmente, sempre às quintas feiras, desde fevereiro de 2012, na Praça Duque de Caxias, em frente à Câmara dos Vereadores e ao Centro Cultural Raul de Leoni, funcionando como um “grito de protesto por espaços culturais na cidade”, além de transformar o gramado em palco para muitos artistas locais e outras iniciativas independentes. Muitos MC’s e poetas têm nesse local suas primeiras oportunidades de se apresentar e mostrar seus trabalhos.