A partir desta quarta-feira (22), os vereadores poderão apresentar emendas ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, entregue ao Legislativo no último dia 31 de maio pelo Secretário William Campos. Após reuniões com a equipe da Secretaria e representantes dos sindicatos da categoria, além de uma audiência pública, os vereadores se reunirão para discutir o plano com a ajuda de advogados e contadores da Casa Legislativa.
Segundo o Presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB), todas as emendas elaboradas serão apresentadas aos sindicatos antes de irem a votação. No entanto, as emendas só poderão ser consideradas na segunda votação. A primeira acontece amanhã, com base no texto original apresentado pelo Executivo. “Temos todo interesse em votar o quanto antes este projeto, que chegou na Câmara há 15 dias. Mas, ao mesmo tempo isso precisa ser feito com responsabilidade, pois firmamos um compromisso com os servidores de aprovar um documento que atenda as necessidades da categoria, que já espera por isso há muitos anos. Precisamos considerar também o impacto desse PCCS a longo prazo nos cofres do município”, pontua Paulo Igor.
As principais divergências entre a proposta oficializada pela prefeitura e as exigências da categoria são questões como aposentadoria, carga horária, reajuste salarial e promoção por tempo de serviço.