Com base no cruzamento de informações levantadas junto a órgãos oficiais, a Comissão Especial de vereadores que analisa o resultado do Censo 2010 vai questionar junto ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o resultado do trabalho desenvolvido por recenseadores que apontou que Petrópolis tem menos de 300 mil habitantes. O relatório final que vai estar pronto até quarta-feira (13).
“O levantamento parcial feito pela Comissão, presidida pelo vereador Gil Magno, aponta claramente que a população de Petrópolis é superior ao número registrado pelo último Censo. O cruzamento de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TER), por exemplo, com os números da educação, deixam isso claro. Números da concessionária de energia elétrica Ampla também chamaram atenção dos membros da comissão. A avaliação final está sendo elaborada pelo vereador Wagner Silva, relator da Comissão, e vai apontar todos os pontos que indicam a divergência nos números. O resultado deste trabalho será encaminhado ao IBGE”, explica Paulo Igor.
O questionamento dos vereadores tem como base o cruzamento de informações obtidas com diferentes órgãos e instituições públicas e privadas. O levantamento mostra que ao contrário do que diz o Censo-2010, Petrópolis, teria sim, mais de 300 mil habitantes. O cálculo foi feito com base em documentos levantados também junto ao Ministério do Trabalho, a Secretaria municipal de Fazenda e o Sebrae, entre outros órgãos.
Dados do TRE mostram que a cidade tem atualmente 238.461 eleitores, um aumento de 23% em relação aos dados do ano 2000. O documento do TRE aponta também que o número de eleitores vem aumentando nos últimos anos na cidade. Em 2004, o TRE contabilizou 217.850 nas eleições para prefeito e vereadores, já em 2010, o número subiu para 238.204. A comissão apurou ainda que hoje existem na cidade 51.339 alunos matriculados em escolas públicas e 13.568 na rede privada.