Política

Lei que proíbe som alto dentro dos ônibus é aprovada

Hoje, o projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros no modo “alto-falante” nos ônibus foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrópolis. O projeto de lei é de autoria do vereador Silmar Fortes (PMDB).

Dentre as medidas previstas para garantir a efetividade da lei estão a possibilidade de o motorista do veículo solicitar o desligamento do aparelho ou, em caso de desobediência, a retirada do infrator de dentro do veículo, solicitando apoio policial, se necessário. Outro ponto importante é a previsão de sanções, como advertência e multa, às empresas de ônibus que não combaterem o som alto no interior dos coletivos.

De acordo com o vereador Silmar Fortes, várias reclamações são feitas constantemente pelos usuários por conta, principalmente, do uso de celulares para escutar música em volume alto – “Esse comportamento incomoda e atrapalha as demais pessoas que utilizam o transporte público; o trabalhador que volta cansado de sua jornada não pode ser submetido a ouvir música em volume estridente em todo o percurso até a sua residência”, disse Silmar.

Todo esse quadro agrava-se por conta dos altos níveis de poluição sonora naturalmente já enfrentados, como o barulho do motor do veículo e do próprio trânsito. Cabe à Prefeitura fiscalizar o cumprimento da lei e aplicar, caso necessário, as punições. O projeto segue agora para a sanção do Prefeito.

5 Comentários

    1. Espero que essa lei se torne nacional e com a mesma força da lei anti-fumo.
      Além de muitas vezes ter que ir em pé nos onibus, ainda ter que ouvir musica em volume alto.
      E tem que ter policia envolvida, pois a maioria dos jovens de hoje não respeita nem os próprios pais, quanto mais respeitar as leis.
      Infelizmente nosso país não tem futuro não mãos desses jovens delinquentes.

    2. Espero que essa lei se torne nacional e com a mesma força da lei anti-fumo.
      Além de muitas vezes ter que ir em pé nos onibus, ainda ter que ouvir musica em volume alto.
      E tem que ter policia envolvida, pois a maioria dos jovens de hoje não respeita nem os próprios pais, quanto mais respeitar as leis.
      Infelizmente nosso país não tem futuro não mãos desses jovens delinquentes

  1. Teresópolis ta precisando de uma lei dessa. De manhã cedo gente escutando música alta no ônibus, ninguém merece.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).