Ainda desconhecida no país, a Osteopatia é uma forma holística de tratamento que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar diversos problemas de saúde. Criada pelo médico americano, Andrew Taylor Still , veio para o Brasil há pouco tempo, é uma forma de combater dores de cabeça, cólicas menstruais, hérnias de disco, artroses, tendinites e até azia, má digestão, refluxo gastro-esofágico, intestino preso, entre outros.
O que muita gente ainda não sabe é que em Petrópolis, há uma clínica especializada em osteopatia, ministrada pelo fisioterapeuta Rodrigo Rabello, a técnica usa procedimentos manuais para tratar os pacientes. “Através deste método, cuidamos da causa do problema e não apenas do sintoma. Um problema no ombro pode de repente estar ligado ao quadril e não necessariamente ao próprio ombro. Nós vemos o corpo todo e não uma estrutura segmentada, já que uma parte está ligada a outras. O problema é detectado à distância para que então possamos buscar a causa e tratar”, explica Rodrigo.
Baseada na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como músculos e articulações, órgãos e vísceras, circulação sanguínea ou interações microscópicas entre as células, a técnica investiga e trata a causa da disfunção. “Quando o corpo não apresenta restrições de movimento, ele é capaz de lidar melhor com a dor, os estresses e as doenças, tendo então, um poder de auto-cura. Mas, se uma das partes está restrita as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, dor, rigidez e outros problemas de saúde”, alerta o fisioterapeuta.
A pedagoga, Ana Maria Theobald, 50 anos, procurou a osteopatia depois de fazer RPG e fisioterapia convencional devido a uma discopatia degenerativa – alterações normais que ocorrem nos discos intervertebrais que acontecem com o envelhecimento podendo resultar em dores no pescoço e nas costas, além de osteoartrite e hérnias de disco . “Eu sofria com dores na coluna vertebral (lombar) desde 2003, já fazia o RPG, quando a minha fisioterapeuta resolveu utilizar a osteopatia para o alívio das minhas dores. Fiz diversas sessões e atualmente, estou em um momento de controle”, contou Ana.
Segundo Rodrigo através da osteopatia o corpo fica capacitado a responder a qualquer estresse imposto a ele. O profissional alerta que qualquer pessoa pode consultar um osteopata, desde recém-nascidos até idosos. A escolha das técnicas utilizadas é de acordo com a avaliação, indicações e contra indicações, e a frequência do tratamento depende de cada caso. “Há pacientes que chegam aqui na clínica com determinada dor e em uma sessão o problema é resolvido, mas também existem as que precisam levar o tratamento mais a diante”, detalha.
A avaliação da osteopatia custa R$ 100,00 e as demais sessões R$ 80,00 cada.
Serviço:
Rua Dr. Alencar Lima, 35 / SL. 202/ Centro
www.espacolavie.com.br
O Espaço La Vie realmente está de parabéns quanto ao trabalho de qualidade que vem realizado. 🙂