Acidentes na BR-040 são frequentes, mas fatores como a má conservação da pista, além da falta de iluminação e sinalização corroboram para que haja ainda mais ocorrências. Se isso já ocorre com o tempo bom, imagina em dias de chuva, quando dirigir se torna um verdadeiro desafio.
Na última quinta-feira (19), enquanto subia a serra, o universitário Luis Felipe Hammes se deparou com um grande alagamento na pista, na altura do km 101, e teve seu carro danificado pelo excesso de água. “Fui pego de surpresa. Não havia iluminação alguma, os sinaleiros laterais estavam apagados e outros até derrubados. De repente, senti um choque frontal, quando pensei ter colidido com alguma coisa. Mas, na verdade, o carro estava praticamente mergulhando em uma piscina formada no caminho da rampa. Quando percebi que se tratava de um alagamento, reduzi a marcha e consegui passar, mas por mais que meu carro seja baixo (Peugeot 206 SW), a água conseguiu alcançar a parte de cima do farol, pode-se dizer que foi mais de um metro”, conta.
Após o ocorrido, o estudante parou na base da Nova Subida da Serra e ligou para a concessionária Concer, que acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de imediato. Dentre os danos do veículo, Luis Felipe percebeu que dois faróis estavam danificados, pois ficaram molhados por dentro; havia um rombo na portinhola que fica por dentro do para-lamas e dá acesso aos faróis de milha, que não estão acendendo mais; a água chegou a molhar o sensor de rotação do motor e a caixa de fusíveis, além de ter perdido uma calota.
O estudante voltou ao local para tirar fotos (que ilustram esta matéria), e conseguiu registrar outros carros passando, além dos sinaleiros laterais apagados e derrubados. Logo, chegou uma viatura da Concer que fez a ocorrência e colocou uma luminária na área para alertar aos motoristas. “Por fim, recebi indicações pra continuar subindo a serra até o posto da PRF, visto que outros acidentes aconteceram também e as viaturas estavam os registrando. Continuei a subir, mesmo com o medo de que o carro desligasse por alguma peça molhada, sem farol de milha, e fiz a ocorrência no posto com um agente da polícia”, relata.
A Concer estabeleceu o prazo de cinco dias úteis para entrarem contato com Luis, pois colocaram o caso como urgência. Mas segundo o universitário, até o momento ele não foi notificado pela concessionária nem por telefone nem por e-mail.
Até o fechamento desta matéria, a Concer ainda não havia se pronunciado sobre o caso.
