Nesta última quinta-feira (11), uma leitora nos enviou a seguinte reclamação: “A cada dia me surpreendo mais com a situação da Catedral, um local tão lindo que atrai centenas de turistas e está nas mãos de vândalos, usuários de drogas e flanelinhas. A ação de flanelinhas a partir das 9h da manhã e o uso de álcool e drogas, muitas vezes até por adolescentes uniformizados, acontece o dia todo. Me surpreende que um que dos maiores pontos turísticos da cidade não tenha nenhum policiamento. Todos os dias pela manhã o cheiro ali é insuportável. Como a prefeitura permite tal situação? Como os órgãos tão preocupados com o turismo não cobram policiamento?”
Ao questionarmos a prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública informou que a equipe de Ronda Escolar trabalha realizando o monitoramento diário não só na entrada e saída das escolas, como também nos principais pontos de aglomeração dos jovens e garante que a atuação será intensificada a fim de coibir esse tipo de comportamento dos estudantes. A secretaria acrescenta que levará o caso para ser discutido na próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança, buscando o estreitamento das relações com a sociedade, inclusive com as escolas do município. Quem flagrar casos deste tipo pode acionar a Guarda Civil pelo telefone 153.
A prefeitura esclarece, ainda, que realiza periodicamente ações educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar os jovens em relação aos perigos das drogas (incluindo, aí, o álcool) e também para promover a cultura da paz nas unidades escolares. Atualmente estão em andamento o Programa Promotores da Paz e também o Projeto Educação para Paz. A Polícia Militar complementa esse trabalho já desenvolvido pelo município com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Não só usuários de drogas, flanelinhas agem livremente principalmente aos domingos nas cercanias da Catedral. Ponto de prostituição de gays e meninos de programa, principalmente na esquina com a rua Ipiranga. Todo mundo sabe disso e não vejo providências. Há tempos ouvi dizer que a Catedral iria ser protegida por grades, não sei da veracidade do assunto, mas seria uma boa medida, principalmente com relação ao uso das escadas laterais. ( consumo de drogas e etc..)
our comment is awaiting moderation. Como vai ser avaliada? o texto não contém nada que não possa ser divulgado. Mais um detalhe, porque em inglês?
Olá, Marília
todos os comentários são moderados para evitar spams, mas nós aprovamos todos 😉
A mensagem apareceu em inglês porque a hospedagem do nosso site é internacional e como andamos mexendo nas configurações, deve ter voltado p/ inglês, mas vamos mudar de novo.
Vamos ser mais práticos.Chega de Projetos.Temos que ser mais objetivos.Infelizmente acho que a Catedral também precisará ser gradeada.