Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Usuários não conseguem entrar em terminal por não possuírem o cartão eletrônico

Desde a implantação do ingresso eletrônico nos terminais urbanos de Petrópolis, alguns usuários relataram que tiveram problemas para ingressar nos transbordos. A leitora Sueli, por exemplo, informou que não conseguiu entrar no Terminal Itamarati – “Fui barrada na roleta e não aceitaram o dinheiro da passagem, pois eu teria que comprar o cartão, mas como não tinha dinheiro para comprar nada, só o da passagem, tive que voltar a pé pra casa!”

Um caso parecido aconteceu com a leitora Ana, no mesmo terminal – “Cheguei para entrar com o dinheiro da passagem e os recepcionistas me informaram que eu só poderia entrar se comprasse o cartão da empresa. Olha o absurdo! Eu disse que só tinha o dinheiro da passagem. Então eles responderam que eu deveria pagar R$1,00 a mais para entrar no terminal e que agora é obrigatório ter o cartão para entrar no terminal. Que se faça uma lei impedindo que eles cobrem por mais esse cartão. Já não chega pagarmos uma das passagens mais caras do Brasil?”, questionou.

Em resposta, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) afirma que o uso do cartão não é obrigatório. O usuário tem a opção de adquirir cartão Expresso uma única vez, por R$ 1,00, na loja RioCard, nas bilheterias dos terminais urbanos ou juntos aos promotores de venda que ficam próximos às máquinas de recarga. Caso o cliente não queira mais utilizá-lo, todo o cartão RioCard Expresso, que foi adquirido por R$ 1,00, pode ser levado na loja da RioCard, no Centro de Petrópolis, para que o cliente tenha o reembolso de R$1,00 investido no momento da adesão do cartão. Existe também a possibilidade do cliente fazer um cadastro junto à RioCard, nas próprias bilheterias dos terminais, e não ter a necessidade de desembolsar nem  R$ 1,00, no momento da adesão do bilhete eletrônico.

O uso do cartão tem sido cada vez mais incentivado por suas facilidades. Por exemplo, com o seu uso, além do desconto de R$ 0,10 na tarifa e a integração total, circula menos dinheiro dentro dos ônibus, dando mais segurança aos usuários,  além de agilizar o embarque e regulamentar a gratuidade.

Além disso, a CPTrans e o Setranspetro vão sortear 120 prêmios com a promoção “Ingresso Eletrônico Premiado”, que vai até 7 de agosto com sorteios semanais. Para participar, o usuário dos terminais urbanos do Bingen, Itaipava, Corrêas e Itamarati, deve preencher um cupom, que será distribuído pelos 16 promotores da RioCard espalhados pelos terminais, e colocar nas urnas disponíveis. Vale lembrar que só pode participar quem ingressar nos terminais por meio da bilhetagem eletrônica.

Um total de 120 prêmios, entre cafeteiras, ferros de passar, torradeiras, panelas de pressão, liquidificadores e espremedores de frutas, serão sorteados semanalmente em cada terminal participante da promoção. As datas dos sorteios são: 14, 21 e 28 de julho, 4 e 11 de agosto. As empresas de ônibus são as responsáveis por estabelecer as regras dos sorteios e também pela aquisição dos prêmios.

Os usuários sorteados serão comunicados pelo Setranspetro para agendamento da entrega dos prêmios. Para acompanhar os resultados da promoção as pessoas podem acessar o site do sindicato pelo endereço eletrônico www.setranspetro.com.br.

Entretanto, com a medida, muitos questionaram o fim dos cobradores e a consequente dupla função dos motoristas. Ainda de acordo com o Setranspetro, as linhas que estão circulando sem os cobradores são aquelas em que se constatou que mais de 70% dos usuários já utilizam o cartão.

Com o estímulo ao uso do RioCard, a tendência é que futuramente não haja mais a função de cobrador nos coletivos. Contudo, o Setranspetro informou ainda que estes profissionais estão migrando para outras áreas, para não ficarem sem emprego, através de cursos de capacitação para motoristas e até outros departamentos internos das empresas.

Um Comentário

  1. Não utilizo este meio de transporte frequentemente, pois tenho Condução Própria. Mas em casos atípicos pode acontecer e já aconteceu de eu precisar… Hoje não me vejo na Necessidade e nem na Obrigação de comprar bilhete algum! Sei que tenho Assegurado o meu Direito de “IR e VIR” CONSTITUCIONALMENTE! e nesse caso pagando em Dinheiro… Caso me veja obrigado a ficar a pé como foi relatado por uma Usuária deste meio de transporte, Chamo a Polícia, a Imprensa/Mídia, vou ao Ministério Público e faço valer meus Direitos de Cidadão, Contribuinte, Consumidor e tudo mais que for de meu Direito e que estiver ao meu Alcance! Correto? Têm certeza de que somos obrigados a adquirir este cartão fajuto??? Têm???………………..

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