Carangola, Nogueira, Araras, Estrada da Saudade. Somente nesta última segunda-feira (14), recebemos reclamações de lixo acumulado nesses bairros, mas o problema tem sido constante por toda a cidade desde o início do ano.
Em janeiro já havíamos feito uma matéria sobre isso (veja aqui), e desde então várias outras foram publicadas, sem contar as fotos em nossa página do Facebook, mas o problema continua.
Em nota, a Comdep sempre informa que a coleta de lixo na cidade é realizada por uma empresa terceirizada e que está cobrando explicações da mesma com relação a regularidade imediata do serviço.
A Comdep também informou que vem mantendo equipes nas ruas para fazer o recolhimento de entulho, a fim de evitar maiores transtornos à população, mas ressalta que o Código Posturas do município proíbe o despejo desse tipo de material em via pública. A companhia lamenta que algumas pessoas ainda despejem o entulho de forma irregular, mesmo sabendo que o descarte é proibido e que o autor pode ser penalizado com multas, que variam de R$ 200 a R$ 800.
A destinação final do entulho é de responsabilidade do construtor e/ou proprietário da obra. Diz o Código de Posturas que “os entulhos de obras, construções e reformas são de responsabilidade da fonte geradora, cabendo à mesma o acondicionamento, o transporte e a sua destinação final, sem que comprometa a limpeza pública e o meio ambiente”. A Coordenadoria de Fiscalização pede que os moradores denunciem o descarte irregular e ajudem na identificação e localização do responsável. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 2246-9042.
Contudo, são estes os cenários cada vez mais frequentes em diversas localidades:
Mais em:
A coleta está uma bagunça. Até meados deste ano recolhiam o lixo todos os dias. Agora, nem dia sim e dia não. Vêm quando querem. Como não podemos adivinhar nem ficar acordado até as 3h da madrugada, o lixo acaba sendo rasgado e espalhado pela cachorrada de rua daqui do Quitandinha, perto da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Uma imundice. Se houvesse gente com cérebro para planejar, bastava dizer quais dias e horários passa.