Neste mês, o Cine Itaipava recebe o “Linguagem em Foco – Ciclo de Exibição Audiovisual 2018”, com sessões seguidas de debate com Ruy Guerra, Eduardo Nunes, Diogo Oliveira e o Coletivo Foras de Quadro. Essa é uma iniciativa inédita, da Engenhoca Filmes, e uma importante contribuição para formação de novas gerações dentro do audiovisual em Petrópolis.
O ciclo de exibição audiovisual gratuito ocorrerá dias 19, 20 e 21 de julho, no Cine Itaipava, em Petrópolis, reunindo importantes diretores do cinema brasileiro, da velha e da nova geração, como Eduardo Nunes, Diogo Oliveira, Coletivo Foras de Quadro e o grande homenageado do festival, Ruy Guerra, para pensar e discutir a arte de fazer filmes.
Com sessões gratuitas seguidas de debates, na presença dos diretores, o evento proporcionará o diálogo entre o público – produtores, estudantes, realizadores do audiovisual, apreciadores das artes – e os artistas que se debruçam no aprofundamento da linguagem cinematográfica, quebrando barreiras para desenvolver filmes de forma criativa e inovadora.
Esta primeira edição do Linguagem em Foco (LEF), que homenageia Ruy Guerra, conta ainda com o lançamento da biografia Ruy Guerra: Paixão Escancarada, da Boitempo Editorial, com a presença da autora Vavy Pacheco Borges e do diretor, na livraria do Cine Itaipava.
Confira a programação:
19/07 Quinta-feira:
18h30 – Coquetel de abertura
21h – “Mostra Foras de Quadro de curtas metragens” + Debate com diretores e membros do Coletivo Foras de Quadro
20/07 Sexta-feira:
21h – Exibição do filme “Sudoeste” + Debate com a presença do diretor Eduardo Nunes
21/07 Sábado:
18h30 – Lançamento do livro “Ruy Guerra: Paixão Escancarada”, com a autora Vavy Pacheco Borges e o diretor Ruy Guerra
21h – Exibição do filme “O homem que matou John Wayne” + Debate com a presença do diretor Diogo Oliveira e do homenageado da noite, o grande diretor Ruy Guerra.