A etapa inédita em Petrópolis do XTerra Brasil Tour – festival de esportes off-road com corrida em trilha e montain bike – vai contar com uma prova exclusiva e inovadora de MTB em formato de seis horas, chamada de MTB Cup X6. Além dela, serão realizadas corridas no estilo trail (trilha) de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon (dupla em corrida) e kids (crianças). O evento será realizado no Vale do Cuiabá nos dias 24 e 25 de agosto. Os interessados em participar devem garantir a vaga no site oficial do evento: www.xterrabrasil.com.
A MTB Cup X6 acontecerá somente na etapa de Itaipava e consiste em uma experiência de seis horas pedalando em um percurso de XCO nos padrões mundiais, podendo ser realizado individualmente, em duplas ou em quartetos. A prova acontecerá na pista criada pelo campeão mundial de mountain bike Henrique Avancini, no Vale do Cuiabá. Devido às especificidades de uma competição tão longa, o trajeto precisou sofrer algumas alterações, tornando-o assim mais propício para atletas amadores que buscam a diversão e muito tempo sobre a bike.
O XTerra Brasil Tour é um festival de esportes off-road que agrega toda a família para um final de semana de muita diversão, adrenalina e, principalmente, contato com a natureza. A cada ano o circuito escolhe novos destinos para apresentar aos atletas e proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo.
Cada vez mais Petrópolis vive o mountain bike. Nesta semana, o prefeito Bernardo Rossi fechou parceria com Henrique Avancini, atleta petropolitano campeão mundial de Mountain Bike cross-country, para a construção de uma Pump Track no Parque Municipal em Itaipava. A proposta é fazer uma pista revestida por asfalto, que atenda também aos praticantes de outras modalidades, como patins, skate e patinete.
Além da construção da pista, a atual gestão criou a primeira prova permanente do calendário esportivo, a Copa Imperial de MTB, que acontece no dia 4 de agosto. O município investe também em parcerias público-privada para a realização de eventos da modalidade na cidade. A Copa Internacional de Mountain Bike teve uma etapa inédita no início deste ano.