O prefeito Bernardo Rossi anunciou a prorrogação do decreto municipal com as medidas de prevenção e de enfrentamento do coronavírus até o dia 30 de abril. Desta maneira, permanecem suspensas as aulas nas unidades das redes públicas e privadas, e todos os eventos e atividades que promovam a aglomeração de pessoas. Programas coletivos, como cinema, parques, teatro e afins também estão novamente incluídos na determinação. Da mesma forma, o comércio em geral e as academias de ginástica devem permanecer fechados. A chegada e saída de ônibus intermunicipais e interestaduais também permanecem suspensas.
Durante a vigência do decreto, fica autorizado o funcionamento de mercados, farmácias, petshops, açougues, distribuidoras de água e de gás, serviços de saúde, lojas de materiais hospitalares, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, além de estabelecimentos destinados à venda de material de construção, ferragem e equipamento de proteção individual, vedada a aglomeração de pessoas no desempenho das atividades.
“Descumprir o isolamento social é um dos maiores erros cometidos pelas pessoas. Entendemos os problemas e prejuízos de todos, mas precisamos zelar pelo bem-estar geral. Se as pessoas insistirem em permanecer nas ruas o vírus vai circular com força total e diversos casos vão aparecer ao mesmo tempo na cidade, causando diversos problemas. Os petropolitanos devem se conscientizar o mais depressa possível”, afirmou o médico infectologista, José Henrique Castrioto.
O médico Luis Arnaldo Magdalena Pereira, infectologista e professor da FMP/Fase, reafirma a importância do isolamento social neste período. Confira o vídeo:
https://www.instagram.com/tv/B-Z8p7WhOcZ/
Poderiam tentar a auto hemoterapia, isso faz com que o sistema imunológico aumente e combata o vírus.