Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Área Técnica da Saúde da Mulher, realiza mais uma Campanha do Outubro Rosa, com consultas ginecológicas, exames de mama e coleta de preventivo.
A campanha acontece entre os dias 19 e 23 de outubro e terá o dia 24 de outubro como o Dia D. Todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações e realizadas limpeza e higienização dos consultórios.
As consultas serão realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro. Todas as consultas já estão abertas para marcação e devem ser previamente agendadas nas unidades de saúde. Os exames de mamografia da Campanha Outubro Rosa serão realizados, inicialmente, no Instituto Petropolitano, no Centro da cidade. Outros locais estão sendo avaliados pela Secretaria de Saúde.
Contudo, muitas mulheres relataram uma grande demora para marcação de exames na rede pública de saúde. “Minha mãe teve que pagar para fazer a mamografia, porque a máquina da clínica estava sempre com defeito. Ela agora tem que fazer uma ultra da mama e falaram que só tem vaga para janeiro”, relatou a leitora Franciane.
“Estou desde outubro do ano passado esperando para fazer ultrassom da mama e nada até agora”, conta a leitora Regina, corroborada pela leitora Débora que também está enfrentando o mesmo problema e está desde 2019 aguardando a mamografia.
“Estou aguardando uma ressonância da mama, mas mamografia e ultrassom eu não espero pois faço de 6 em 6 meses e demoram um ano pra chamar”, disse a leitora Elisangela.
Em nota, a prefeitura disse que “os exames de mamografia vêm sendo realizados nas clínicas conveniadas em bairros e no Centro da cidade. Com o início da Campanha Outubro Rosa, as pacientes terão ainda mais agilidade em consultas e exames requisitados pelas equipes médicas. Vale dizer que os agendamentos já estão abertos nas unidades de saúde do município. Importante lembrar que o novo mamógrafo digital adquirido recentemente pela prefeitura aguarda sua instalação no Centro de saúde. O novo aparelho, totalmente digital, vai dobrar o número de atendimentos na cidade. Adaptações no local de instalação do novo mamógrafo já vem sendo realizadas na unidade.“