Há três meses que o medicamento Carbamazepina solução está em falta na rede pública de saúde. O remédio, que é usado para controle de crises convulsivas, é fornecido pelo Centro de Saúde, mas parou de ser repassado sem nenhum aviso prévio aos cadastrados.
“Foi feito um cadastro para retirada do medicamento por ser de uso contínuo e controlado. Porém, há três meses o medicamento parou de ser repassado sem nenhum aviso prévio, então pagamos o primeiro mês e entrei com um processo administrativo solicitando o reembolso. No mês seguinte aconteceu a mesma coisa e poucos dias depois a secretaria ligou pedindo para que eu assinasse o processo como forma de ciência da informação. Quando li a decisão de indeferimento questionei o motivo, já que esse direito é garantido por lei, e então me informaram que era um procedimento muito burocrático e por isso não era autorizado, somente com ordem judicial. Questionei novamente a informação por conhecer o processo que deve ser tramitado para solução da situação, porém ainda assim disseram que se eu quisesse o reembolso era para eu entrar com um processo judicial, mas garantiram que havia sido aberto um processo para compra do remédio”, conta a reclamante que precisa do medicamento para sua filha.
Segundo informações passadas à reclamante, o processo administrativo solicitando a compra direta do remédio havia sido aberto e o mesmo estaria disponível em outubro para repassar aos pacientes. Contudo, mais uma vez ao comparecer no Centro de Saúde na última semana, a unidade continuava sem a carbamazepina solução.
Em nota, a prefeitura informou que “o medicamento já foi licitado e deve ser entregue nos próximos dias à unidade.”