A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios para a educação municipal. Com a pausa no ensino presencial, os professores e alunos de Petrópolis precisaram seguir com as aulas de forma remota.
Entretanto, conforme aponta o vereador Yuri Moura (PSOL), presidente da comissão de Educação, a plataforma disponibilizada pela última gestão não garante um bom funcionamento das atividades pedagógicas e a aprendizagem adequada do conteúdo. Além disso, tem elevado a carga horária dos professores.
Outro agravante é que muitas famílias não dispõem de recursos tecnológicos para que seus filhos tenham acesso ao ensino remoto.
A solução defendida pelo vereador é a reformulação da plataforma atual, garantindo capacitação aos profissionais de educação, além de acompanhamento e melhoria no acesso à internet dos alunos da rede municipal.
Na última semana, em discurso na tribuna da Casa, Yuri, que é professor de história, ratificou que não existe possibilidade de retorno das aulas presenciais antes da vacinação, mas alertou que vai buscar apoio às escolas particulares neste momento difícil.