Passados 10 anos da maior tragédia já provocada pelas fortes chuvas na Região Serrana, muitas famílias ainda dependem do Aluguel Social. Na falta de uma política permanente de moradia, o valor é essencial para as vítimas dos deslizamentos em Petrópolis.
Por isso, em indicação ao executivo, o vereador Yuri Moura (PSOL) solicitou um aumento no valor do programa, corrigindo-o pela inflação. O valor do Aluguel Social não sofre um reajuste desde 2018 e, por isso, apresenta defasagem, tornando o valor de R$ 500,00 insuficiente.
Além da defesa dessa correção, outras ações compõem a estratégia de apoio do vereador às famílias vítimas das tragédias. “Nosso mandato popular anda junto das famílias, para além dessa indicação, seguimos firmes fiscalizando as iniciativas em defesa civil, trabalhando por regularização fundiária, combatendo a especulação imobiliária e na construção de políticas por habitação de interesse social”, disse.
Na última semana, o vereador apresentou à secretária de Assistência Social, o projeto de Renda Básica Petrópolis, que busca unificar e ampliar os programas de transferência de renda da cidade, garantindo condições dignas para as famílias mais pobres e fortalecimento da economia local.
Em visita à secretaria, Yuri também conversou com a equipe da pasta buscando a viabilidade técnica não só do projeto da Renda Básica, mas também do aumento no valor do Aluguel Social e o funcionamento do CRAS Itinerante, ampliando o atendimento nos bairros do município.
No início do mês, defendendo o combate às desigualdades em Petrópolis, Yuri foi escolhido por unanimidade para presidir a Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos na Câmara de Vereadores.