Com o intuito de tirar dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19, a Fiocruz vem divulgando os questionamentos mais frequentes do publico sobre a vacina da Astrazeneca/Oxford, que é a que está sendo produzida pela instituição.
Confira abaixo algumas dúvidas já elucidadas:
Posso tomar a vacina da gripe junto com a da Covid-19?
Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos. Se a data marcada para sua vacina contra a Covid-19 for no mesmo período de vacinação contra a gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe.
Quanto tempo após a aplicação da vacina a pessoa desenvolve imunidade à Covid-19? Por quanto tempo fica imune?
O intervalo recomendado entre as duas doses da Fiocruz é de três meses. A primeira dose da vacina já confere altos níveis de proteção (76% de eficácia) que duram três meses. Após esse período, com a dose de reforço, a pessoa ficará ainda mais protegida (82% de eficácia). Por isso a vacina da Fiocruz é aplicada em duas doses, com três meses de intervalo entre elas.
Por que menores de 18 anos não podem tomar a vacina?
Porque, até o momento, não há dados disponíveis de segurança e eficácia de vacina para pessoas com menos de 18 anos. No entanto, a universidade de Oxford já iniciou estudos clínicos com essa faixa etária. Se os resultados forem positivos, a vacina também passará a ser indicada para esse grupo.
Quem já teve Covid-19 pode tomar a vacina?
Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar 1 mês. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em casos assintomáticos, 30 dias após o resultado positivo do exame RT-PCR.
Posso tomar uma dose da vacina contra a Covid-19 de um laboratório e receber a segunda de outro?
Não. Ainda não existem evidências científicas garantindo que o intercâmbio de imunizantes contra a Covid-19 é seguro e eficaz. Se a vacina que você for tomar exige duas doses, elas devem ser do mesmo laboratório.
Sentir dor de cabeça e febre depois de tomar a vacina Covid-19 Fiocruz (Astrazeneca/Oxford). Isso é normal?
Sim. Podem ocorrer algumas reações temporárias após a vacinação. As mais comuns são: dor de cabeça, enjoo, fadiga, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço). Você pode tomar analgésicos e antitérmicos caso tenha alguma dessas reações.