Dando continuidade às dicas de livros disponíveis no acervo da biblioteca municipal, hoje selecionamos algumas histórias para quem gosta de um bom suspense.
Mais em: [Coluna literária] Livros de romances de época disponíveis na biblioteca municipal
[Coluna literária] Livros da Agatha Christie disponíveis na biblioteca municipal
Considerado o criador do conto policial, as histórias de Edgar Allan Poe são repletas de suspense, tensão e terror. Uma boa maneira de conhecer o autor é através de “Histórias Extraordinárias“, que reúne contos famosos como “O gato preto”, “O poço e o pêndulo”, “A carta roubada” e “O escaravelho de ouro”.
A trilogia Millennium de Stieg Larsson também é uma ótima dica para quem gosta de thrillers. No primeiro volume, Os homens que não amavam as mulheres*, o jornalista Michael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander tentam desvendar o desaparecimento de Harriet Vanger, de uma poderosa família. Em A menina que brincava com fogo e A Rainha do Castelo de Ar, o leitor conhece mais sobre o passado complicado de Salander, ao mesmo tempo que Blomkvist tenta ajudar sua amiga que é acusada de vários crimes.
Outra história surpreendente, que muda completamente de rumo conforme se avança na leitura é O Hipnotista*, de Lars Kepler. A obra começa com o massacre de uma família nos arredores de Estocolmo que abala a polícia sueca e o detetive Joona Linna é destinado para investigar os assassinatos, cuja única testemunha é o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque.
Seguindo nessa linha, O Colecionador de Ossos*, de Jeffery Deaver, também é uma história que não dá para parar de ler. Através de pequenos detalhes deixados nas cenas de crime, o criminologista Lincoln Rhyme e a detetive Amelia Sachs tentam encontrar um serial killer em Nova York e salvar a vida da próxima vítima.
Outro livro memorável dentro do gênero é Garota Exemplar*. Na história de Gillian Flynn, Amy Dunne desaparece no dia do seu quinto aniversário de casamento. Aparentemente, em circunstâncias violentas. Seu marido, Nick, é o principal suspeito, mas nem tudo é o que parece.
“Garota Exemplar” acabou abrindo portas para inúmeros thrillers com protagonistas femininas bem longe do convencional, como é o caso de A garota no trem*, de Paula Hawkins.
(*Essas histórias foram adaptadas para o cinema)
Há muitos outros títulos não só desses autores como também de outros escritores e gêneros que podem ser consultados neste link. O funcionamento da biblioteca está sendo realizado às terças, quartas e quintas-feiras, de 10h às 16h. A renovação do empréstimo pode ser feita pelo telefone (24) 2233-1228, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
Para pegar um livro emprestado, é necessário possuir cadastro e levar o nome do autor e/ou da obra, uma vez que o acesso ao acervo está proibido.
A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral fica no Centro de Cultura, na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.