Saúde

Secretaria de Saúde informa sobre vacinas antitetânicas

Serviços da Secretaria de Saúde sofrem alterações devido às chuvas.

Devido ao temporal que atingiu Petrópolis nesta semana, as enchentes acabam sendo um risco de tétano acidental. Sempre que houver lesão na pele/mucosa, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliar a necessidade de utilização de vacina ou soro.

Em Petrópolis, a vacina antitetânica está disponível em 11 postos do município. São eles: UBS Morin, PSF Alto da Serra, UBS Alto Independência, UBS Mosela, UBS Itamarati, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, UBS Itaipava, UBS Araras, UBS Pedro do Rio e PSF Posse.

A partir desta sexta-feira (18), as equipes da Secretaria de Saúde também levarão as vacinas para os pontos de apoio nos casos que têm indicação para a aplicação.

O Centro de Saúde e as UBSs do Quitandinha e Retiro não estão com funcionamento da sala de vacinação, devido a problemas relacionados à chuva que atingiu a cidade na terça-feira (14).

Vale lembrar que a indicação é que tome a vacina antitetânica quem não tem o esquema anterior completo, de três doses com reforço a cada dez anos. Pessoas que tiveram a aplicação da dose de reforço ou a última do esquema primário a mais de cinco anos podem antecipar o reforço, por ter tido contato com a água da chuva.
Outro critério para a aplicação do imunizante é que a pessoa tenha lesões de pele, de qualquer tipo. Quem tem a pele íntegra e está com a vacinação em dia, não precisa ser vacinado neste momento.

Serviços da Secretaria de Saúde sofrem alterações devido às chuvas

A forte tempestade que atingiu a cidade na terça-feira (15) provocou também mudanças no serviço de saúde pública. Além da dificuldade de acesso de alguns profissionais aos locais de trabalho, devido as interdições, algumas unidades também sofreram danos com a chuva. A Secretaria de Saúde trabalha para restabelecer a normalidade dos atendimentos o mais rápido possível.

Dentre as alterações, está a suspensão temporária da vacinação contra a Covid-19, pois, por enquanto, não é possível deslocar as equipes aos locais. A secretaria avalia diariamente a possibilidade de retomada da imunização.

Além disso, o polo de atendimento para casos de acidentes com animais peçonhentos ou vacinação antirrábica foi transferido da UPA Centro para a UPA Cascatinha. A unidade central está interditada.

Em outras unidades, também foi necessária uma reacomodação das equipes, devido a falta de possibilidade de deslocamento dos funcionários. Com isso, a Secretaria de Saúde deu prioridade para abertura de unidades próximas ao Morro da Oficina, o local mais atingido.

“Estamos atuando no atendimento das vítimas e também organizando a rede. Nosso objetivo é retomar com os serviços o mais rápido possível”, disse o secretário de saúde, Marcus Curvelo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).