O Instituto Estrada Real elaborou o Passaporte Estrada Real, uma recordação para os viajantes que percorrem os quatro caminhos: Novo, de 515 quilômetros, que vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Porto Estrela, em Magé, passando por Petrópolis; dos Diamantes, de 395 quilômetros, de Diamantina a Ouro Preto, em Minas Gerais; do Sabarabuçu, de 160 quilômetros, que vai de Glaura a Cocais, em Minas Gerais; e o Caminho Velho, o mais longo com 710 quilômetros, de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Paraty, no Rio de Janeiro.
Ao longo da Estrada Real, existem vários pontos para carimbar a passagem do viajante pelas diversas cidades. Ao fim da jornada, é possível pedir um certificado para cada um dos quatro caminhos. Ao percorrer todos eles é possível solicitar o Certificado Digital Especial, reconhecimento máximo da Estrada Real.
Em Petrópolis, o Centro de Informações Turísticas da Praça da Liberdade é o ponto de retirada e carimbo dos passaportes, ao longo do trajeto do Caminho Novo. O Centro Cultural Estação de Nogueira é um outro local para o viajante parar, conhecer e carimbar o documento. De janeiro a setembro deste ano, foram retirados 614 passaportes e 177 foram carimbados.
O passaporte Estrada Real é gratuito e individual. É possível baixar o formato virtual por meio do Aplicativo Estrada Real, ou solicitar o passaporte físico por meio do site https://institutoestradareal.
No site também é possível encontrar mais informações sobre a Estrada Real, os caminhos disponíveis com os mapas e a história de cada um deles.
Turispetro entrega alimentos arrecadados com passaporte Estrada Real
A Secretaria de Turismo doou 92,6 quilos de alimentos não perecíveis para a Igreja Santo Antônio, arrecadados no mês de setembro. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura com o Instituto Estrada Real, para entrega e carimbo dos passaportes para os viajantes que escolhem a rota do Caminho Novo, um dos quatro caminhos da Estrada Real, que passa por Petrópolis.




