Após anos reivindicando um espaço adequado para a prática da modalidade, Petrópolis ganhou há poucos anos uma pista de skate no Parque de Itaipava e outra no Centro de Esportes Unificados da Posse. Porém, como aconteceu com a pista da Praça Duque de Caxias, no Centro, estão todas sem manutenção.
“As três pistas de skate de Petrópolis estão abandonadas. Além de ter se tornado um Esporte Olímpico, três atletas de Petrópolis conseguiram representar a categoria no Brasileiro de Skate e mesmo assim a Prefeitura segue sem providências, em amplo abandono da modalidade”, relata o Coletivo Skate Petrópolis, que vem denunciando as más condições das pistas em seu Instagram.
Na Praça Duque de Caxias, por exemplo, as lâmpadas estão quebradas, deixando o local escuro, sem segurança e impraticável para os atletas. Já a pista do parque de Itaipava também está inutilizável em seu estado atual, com buracos na pista e espaços para manobras quebrados.
O Parque de Itaipava, inclusive, foi alugado por empresas para ser palco de grandes eventos de música, o que levanta o questionamento: para onde vai a verba deste aluguel? Por que não é usado para manutenção dos equipamentos do próprio parque?
Em nota, a Secretaria de Turismo informou que “100% do aluguel dos valores do aluguel do parque vai para o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Para usar os recursos é preciso autorização do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O Comitê Gestor do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes aprovou que os organizadores do Rock The Mountain fizessem algumas importantes e necessárias obras de contrapartidas no parque, tais como reformas de banheiros, drenagem, instalações de câmeras de seguranças com fotovoltaicas, entre outros (de acordo com a tabela EMOP).”
Sobre as intervenções necessárias nas pistas de skate, a Prefeitura disse que “busca recursos para a reforma das quadras e outras melhorias no parque.”