Saúde

Amamenta Petrópolis participa da 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ /IdeiaSUS – Fiocruz

Petrópolis está entre os 15 municípios do Estado classificados para participar da apresentação na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ /IdeiaSUS – Fiocruz. O projeto Amamenta Petrópolis, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, foi selecionado em 9º lugar entre os mais de 71 trabalhos encaminhados pelos municípios ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde RJ e FioCruz.

O Amamenta Petrópolis tem como objetivo permitir que as mães possam ir até as creches públicas de Petrópolis amamentar ou deixar o leite materno ordenhado para alimentar seus filhos matriculados nos CEIs. “Sem dúvida o Amamenta Petrópolis tem feito a diferença na vida de muitas mulheres. Ele está sendo implantado aos poucos e hoje já é desenvolvido nos CEIs o Anna Nardi e o Boa Vista, porém, merece ser ampliado. Essa é uma iniciativa importante, criada por profissionais comprometidas com a nossa rede de saúde e que merecem todo o nosso reconhecimento”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O projeto conta com a capacitação de todos os profissionais da educação pertencentes aos CEIs que aderiram ao projeto, desde o encarregado por abrir o portão da escola até o diretor da unidade escolar, por meio de oficinas de ordenha, armazenamento e oferta segura de acordo com as normas da ANVISA. “As capacitações são feitas periodicamente. Também são realizadas oficinas e a sensibilização das mães e responsáveis pelas crianças, orientando sobre como ordenhar, armazenar e transportar o leite materno ordenhado, ressaltando, além disso, a importância da continuidade da amamentação para a saúde física, cognitiva e mental dos bebês”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O evento está marcado para o dia 26 de abril, de 9h às 17h, na Fiocruz – Campus Manguinhos. O trabalho será apresentado pela enfermeira Patrícia Santos, idealizadora do projeto, junto com as coordenadoras da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Izabel Pires e Débora Cinelli, do Programa de Saúde na Escola. “É um projeto lindo e que ajuda as mães que amamentam a terem a opção de continuarem amamentar seus bebês. Dessa forma, estamos desconstruindo a cultura de que colocar filho em creches públicas é sinônimo de desmame”, disse Patrícia Santos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).