Nesta sexta-feira (4), o deputado federal Glauber Braga estará em Petrópolis para uma plenária aberta com a vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, nas escadarias da Câmara Municipal, às 18h. O evento visa debater e votar propostas de emendas participativas com a população, tendo foco na saúde da mulher petropolitana. A sugestão mais votada será indicada ao orçamento da União.
Emendas parlamentares são propostas de alterações ou acréscimos feitos pelos parlamentares (deputados e senadores) aos recursos do orçamento público do país. Essas emendas têm o objetivo de destinar recursos para obras, projetos ou programas específicos em suas regiões de atuação. Desde 2009, quando assumiu pela primeira vez uma cadeira no Congresso Nacional, o mandato do deputado Glauber Braga desenvolveu a prática das emendas participativas, com o objetivo de envolver a população no processo de decisão sobre onde esses recursos serão aplicados.
Glauber tem realizado emendas participativas em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro por meio de plenárias onde as pessoas são convidadas a apresentar ideias de aplicação dos recursos. Durante a atividade, é aberta uma votação e a proposta que receber o maior número de votos é a que será indicada ao orçamento da União. “Nossa democracia fica mais forte quando a população tem o poder de decidir onde os recursos federais devem ser aplicados. Com as emendas participativas, buscamos garantir uma gestão mais transparente e direcionada às necessidades da comunidade. É uma oportunidade para que a população de Petrópolis possa contribuir na definição dos investimentos federais que vão impactar diretamente no bem-estar e na saúde das mulheres da cidade”, comenta.
A plenária aberta em Petrópolis vem sendo alinhada desde o fim de junho, quando a vereadora Júlia Casamasso cumpriu uma agenda cheia em Brasília, quase sempre acompanhada do deputado, tendo vários encontros com coordenadorias, ministérios e parlamentares, dialogando sobre possíveis articulações conjuntas para o desenvolvimento de políticas públicas para a cidade, como prevenção de desastres, direitos de pessoas idosas, saúde das mulheres, entre outros assuntos.
A vereadora espera a participação das mulheres petropolitanas nesta sexta-feira. “Estamos trazendo o companheiro Glauber em Petrópolis porque desde que assumimos, em fevereiro, temos recebido muitas demandas sobre a saúde das mulheres e entendemos que esta lacuna precisa ser solucionada. Trazer orçamento público federal para Petrópolis é de extrema importância para garantir que as mulheres sejam atendidas”, ressalta.