Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Política

Projeto de lei prevê bicicletários gratuitos em Petrópolis

A Câmara de vereadores promulgou a Lei 8.603, de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD), que prevê a  instalação de bicicletários e paraciclos em parques, estacionamentos rotativos fechados de veículos sob responsabilidade da Prefeitura, dentro de órgãos públicos municipais, terminais de transporte público, museus, teatro, cinemas, casas de cultura e outros estabelecimentos de natureza cultural. A lei prevê ainda que sejam compatíveis com a infraestrutura cicloviária, nas vias em que já houver previsão ou execução desta.

Os modelos a serem utilizados deverão ser estabelecidos por equipe técnica, seja por iniciativa privada ou do poder público, seguindo manuais e recomendações amplamente reconhecidos e testados, seguindo, preferencialmente, as recomendações da Association of Pedestrian and Bicycle Professionals (APBP-USA) para estacionamentos de bicicletas, traduzida pela Associação Transporte Ativo.

“A bicicleta é uma opção viária rápida e não poluente e precisa ser incentivada no município através de adequação de infraestrutura cicloviária por meio de ciclorrotas, ciclofaixas e ciclovias. É preciso ainda ter um espaço adequado para acomodá-la com segurança e praticidade. O incentivo ao uso de bicicletas ajuda na economia financeira, pois não exige gastos com combustível ou passagens, permite o deslocamento para pequenas e médias distâncias e contribui para um trânsito com menos fluxo de carros, além de ajudar na diminuição da emissão de gases na atmosfera”, destacou Gilda Beatriz.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).