O motorista André Ferreira da Costa, que mobilizou a cidade e viralizou nas redes sociais ao realizar um apelo para salvar uma cadela abandonada que estava com um tumor, irá receber o prêmio “Amigo dos Animais”, concedido pela Câmara Municipal.
A indicação é do vereador Thiago Damaceno, que recebeu André em seu gabinete nesta semana. André utilizou seu dia de folga para realizar o apelo, com um cartaz, no Trevo de Bonsucesso. Em pouco mais de uma hora, o ato viralizou e ele recebeu mais de 500 mensagens, sensibilizando uma clínica veterinária que garantiu o tratamento de forma gratuita.
“Na manhã do dia seguinte, por volta das 10h30, levei em meu carro a cadelinha com tumor e seu filhotinho, de cinco meses. Foram realizados todos os exames, sendo constatado um tumor viral, na vulva. Ela está internada, sendo preparada para o tratamento de quimioterapia. O filhotinho está bem e recebeu as vacinas adequadas para sua idade”, contou André.
Dócil e conhecida nas ruas do Bairro da Glória, Laica foi abandonada há alguns anos na região, recebendo os cuidados básicos pelos próprios moradores da comunidade. Recentemente, durante as viagens da linha 613 – Bairro da Glória, o motorista de ônibus percebeu as dificuldades de locomoção da cadelinha e constatou um tumor. “Ela começou a andar de um lado para o outro e, por algumas vezes, parava em frente ao ônibus para lamber o ferimento. Senti que ela estava me pedindo ajuda. Me comoveu demais”, disse o rodoviário.

“A história do André é maravilhosa. Ele é um cara bacana demais, que tem a ajuda e o apoio aos animais como causa, levantando essa bandeira, e são esses casos, de cidadãos comuns e que colocam a mão na massa, trabalhando de forma efetiva, que nos inspiram”, afirmou o vereador Thiago Damaceno.
André, de 48 anos, é rodoviário em Petrópolis há mais de duas décadas e o motorista mais antigo do bairro da Glória. Paralelamente, de forma voluntária, o morador de Nogueira já realizou o resgate de mais de 50 animais, entre cachorros e gatos, em situação de doença ou abandono. Casado há 28 anos, serve como inspiração para a filha Letícia de 26 anos, que trabalha no setor de atendimento veterinário, em uma empresa. Juntos, possuem nove cachorros, sendo, cinco deles, por adoção.
Entre as mais variadas ações de socorro, André relembra um recente episódio, quando um cachorro com peladeira estava circulando nas proximidades do Terminal Corrêas, há seis meses. “Após indicação veterinária, comprei o remédio e fiquei por alguns dias esperando pelo animal, até que o encontrei, na Estrada Mineira. Com a permissão dos passageiros, encostei o ônibus, e corri atrás do cachorro para fazer a medicação. Meses depois, ele apareceu todo bonito, cheio de pelos, próximo ao Terminal Corrêas”, destacou.
Ao ter conhecimento sobre a ação voltada aos cuidados com os animais, a empresa de ônibus Turp Transporte teve acesso ao trabalho voluntário do profissional, entendendo as necessidades das ações, para contribuir com a continuidade da causa.