História

[Você sabia?] Por que a Bauernfest é realizada no Palácio de Cristal?

Segunda maior festa alemã do Brasil, a Bauernfest acontece em Petrópolis há 36 anos, como uma maneira de celebrar a cultura germânica trazida pelos primeiros colonos que chegaram para construir a cidade em 1845. A primeira edição foi em 1990, mas muito antes as famílias de descendentes dos colonos já se reuniam para celebrar a cultura e a gastronomia alemã.

Em meados do século XX, eram organizadas pequenas quermesses em casas e barracões. Mas foi em 1982 que a festa começou, ainda pequena, com o nome de “Festival Germânico”, inaugurada pela presidente do Instituto Histórico, Ruth Judice, numa parceria com o Clube 29 de Junho, por iniciativa de nomes como Carlos Rheingantz, Ildefonso Troyack e Emygdia Hoeltz. O local escolhido para a festa foi o Palácio de Cristal, que fica localizado na Praça Koblenz, atual Praça da Confluência, onde os primeiros colonos costumavam se encontrar na cidade.

De acordo com o artigo “Bauer e Petrópolis”, escrito por Maria das Graças Duvanel Rodrigues e disponível no site do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), a festa passou a ser chamada de “Bauernfest” em 1990, por sugestão de Liane Bauer, neta do historiador descendente de imigrantes alemães, Gustavo Ernesto Bauer. Desta forma, o nome da festa é uma homenagem ao historiador que é um dos fundadores do Clube 29 de junho e também criador do Museu Casa do Colono. O nome “Bauer” também significa “agricultor” em alemão e faz uma relação com os trabalhadores rurais que colonizaram a cidade.

“É uma festa da cultura, mas acima de tudo em memória dos colonos que aqui chegaram. Nós temos que relembrar os nossos antepassados porque, se estamos aqui hoje, é porque eles se dedicaram e trabalharam para construir Petrópolis”, comentou Márcio Haubrich, atual presidente do Clube 29 de Junho.

O evento traz uma programação de grupos de danças folclóricas, corais, bandas tradicionais germânicas, concurso de chope em metro, comidas e bebidas típicas. Hoje a festa cresceu tanto que é considerada a maior do município serrano e de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país.

A 36ª Bauernfest segue até 13 de julho no Palácio de Cristal e arredores. Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).