Saúde

Artesãs de Petrópolis doam polvos feitos de crochê para bebês prematuros internados no HAC

Os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Alcides Carneiro (HAC) receberam polvos de crochê, feitos por mulheres que fazem parte da Feira de Empreendedorismo Feminino e Economia Criativa de Petrópolis. Os polvos proporcionam conforto e segurança aos recém-nascidos, pois seus tentáculos remetem ao cordão umbilical, ajudando a acalmá-los e a reduzir a agitação e o estresse.

A ação faz parte da Campanha Novembro Roxo, mês de conscientização da prematuridade de bebês. As integrantes da Feira de Empreendedorismo foram pessoalmente entregar os bichinhos no hospital e se encantaram com o trabalho feito pela equipe de enfermagem. Ao todo, foram confeccionados 31 polvinhos de crochê para serem doados aos bebês internados. Especialistas acreditam que isso melhora a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio e a qualidade do sono dos bebês.

“Em Petrópolis, temos um compromisso permanente com o cuidado e a proteção das nossas crianças, especialmente aquelas que chegam ao mundo antes do tempo. E precisamos falar sobre prematuridade, apoiar as famílias e de valorizar o trabalho excepcional realizado por nossas equipes de saúde”, comentou o secretário de Saúde, o médico Aloisio Barbosa.

Novembro Roxo

No Brasil, um a cada dez nascimentos ocorre antes das 37 semanas, um dos maiores índices de partos prematuros no mundo. “A prematuridade precisa ser conscientizada como fenômeno que deve ser evitado ou previsto, sempre com acesso integral das gestantes a um acompanhamento pré-natal de qualidade”, afirma a médica Ana Paula Perié, Coordenadora e Rotina Médica da UTI neonatal e pediátrica do Hospital Santa Teresa (HST).

Em muitos casos, porém, eventos desfavoráveis maternos e/ou fetais podem ser inevitáveis e evoluírem para o desfecho de um nascimento prematuro. Nesses casos, cabe à equipe assistencial agir da melhor forma em prol do bem-estar do bebê e da gestante. “A prematuridade não é destino, é ponto de partida”, conclui a especialista do Hospital Santa Teresa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).