Em razão da realização de eventos de grande porte no entorno do Museu Imperial durante o período de Carnaval de 2026, o seu funcionamento será suspenso temporariamente como medida preventiva para a preservação do patrimônio histórico e para a garantia da segurança de servidores, funcionários e visitantes. A decisão decorre da confirmação, por meio de canais oficiais da Prefeitura de Petrópolis, de uma programação extensa na Praça Visconde de Mauá, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com impacto direto na logística, no controle de acesso e na infraestrutura do Museu.
Dessa forma, o Museu Imperial permanecerá fechado ao público de sexta-feira, 13 de fevereiro, até terça-feira, 17 de fevereiro de 2026. A reabertura ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, com funcionamento em seus horários habituais: bilheteria a partir das 9h30 e visitação ao Palácio das 10h às 18h.
Em decorrência do fechamento, as sessões do espetáculo “Som e Luz Museu Imperial”, previstas para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro, estão canceladas, com retomada do calendário regular na semana seguinte, às sextas e sábados, nos horários de 19h e 20h30. As apresentações de “Um Sarau Imperial” também estarão suspensas na sexta-feira (13) e no sábado (14), às 17h30, assim como o fechamento da Casa de Cláudio de Souza durante o período.
Confira abaixo a nota divulgada pelo Museu:
Há 86 anos, o Museu Imperial ocupa posição de referência nacional para o estudo e a fruição do patrimônio histórico, artístico e paisagístico referente ao período monárquico no Brasil, sendo reconhecido como um centro de atração do Estado brasileiro e recebendo público superior a 400 mil visitantes por ano, na condição de unidade vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura.
As normas técnicas que funcionam como indutoras dos padrões internacionais da prática museológica e as normativas de funcionamento das unidades museológicas do Estado brasileiro determinam a adoção de medidas e protocolos em favor da segurança das coleções, acervos e públicos. Nesse sentido, tem sido aplicado, ao longo da última década, protocolo de segurança que determina a não abertura do Palácio e dos jardins do complexo Palácio Imperial de Petrópolis em situações de vasta aglomeração festiva, como a observada durante a folia de Carnaval no entorno do complexo.
O referido protocolo foi construído a partir das experiências registradas em anos anteriores, que definiram o escopo das medidas atualmente praticadas pela instituição em contextos semelhantes.
No atual período carnavalesco, o Museu Imperial já havia divulgado sua programação regular — prevendo o funcionamento normal do Palácio, do espetáculo “Som e Luz” e da dramatização “Um Sarau Imperial” — quando foi surpreendido com a divulgação da programação oficial da cidade, que inclui vasta aglomeração no entorno do complexo no período de 11 a 23 de fevereiro.
O Museu entende como legítima a opção da Prefeitura de Petrópolis em oportunizar a festa de Carnaval à população e à cidade turística nas áreas próximas ao complexo. Contudo, como consequência direta dessa decisão, torna-se necessária a aplicação do protocolo de segurança, em favor da garantia da integridade física do patrimônio histórico, artístico e paisagístico sob sua responsabilidade.
Dessa forma, o Museu Imperial permanecerá fechado ao público no período de 13 a 17 de fevereiro, com reabertura na quarta-feira, 18 de fevereiro, em seus horários habituais de funcionamento.


