Nos dias 26 e 27 de julho, o Parque de Exposições de Itaipava recebe grandes shows que vão encerrar a programação do Festival Sesc de Inverno 2025. A entrada é gratuita, mas pede-se 1kg de alimento não perecível para o Sesc Mesa Brasil.
No sábado (26), sobem ao palco Emmanuel Fialho (às 16h), que levará a mistura do reggae autoral com o jazz e a MPB; Samuel Rosa (às 17h), com músicas do álbum novo, como o primeiro single lançado “Segue o Jogo”, e composições próprias lançadas durante os últimos 30 anos de carreira; Frejat (às 19h), num show que celebra sua trajetória musical, marcada por sucessos tanto à frente do Barão Vermelho quanto em sua carreira solo, com clássicos como “Amor pra Recomeçar”, “Segredos”, “Por Você”, “Exagerado” e “Bete Balanço”; Fresno (às 21h), que com 25 anos de carreira segue se reinventando sonoramente com composições atuais e lançou em 2024 o disco “Eu nunca fui embora”, que conta com participações de Pabllo Vittar, NX Zero e Dead Fish; e Jota Quest (às 22h30), que celebra quase três décadas de canções, com um show que passeia por todas as fases da carreira com sucessos como “Dias Melhores”, “Fácil”, “Só Hoje”, “Encontrar Alguém” e “Amor Maior”.
Já no domingo (27) será a vez de Mayara Ferreira (às 16h), com um show vibrante que celebra a força e a ancestralidade da música brasileira, passeando pelo universo do samba em suas mais diversas vertentes; Marina Sena (às 17h), com sua nova turnê “Coisas Naturais”, que traz 13 faixas inéditas, incluindo o single “Numa Ilha”; Vanessa da Mata (às 19h), quw promete levantar o público ao som de grandes sucessos, como “Não Me Deixe Só”, “Boa Sorte/Good Luck” e “Baú”; e Liniker (às 21h), que apresenta seu mais recente trabalho, o premiado álbum “CAJU”, com relatos pessoais apoiados em uma mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae.
Antes das apresentações iniciais tem muita música com a DJ Yule (26 e 27/07, às 16h), que recentemente foi convidada a integrar o line up do Rock The Mountain, e apresenta seleções que englobam edits, remixes e mashups, convidando o público a redescobrir clássicos de uma forma envolvente e divertida.
Os visitantes poderão conferir ainda as instalações “Canta Forte/Alto”, “Agoniza mas não morre”, “Minha Missão” e “Divino Maravilhoso”, de Felippe Moraes, que apresenta neons da série “Samba Exaltação”, inspirados em canções que recorrem à popularidade de suas melodias associadas aos seus versos e inscritos no inconsciente coletivo; “Pula Vai de Gu da Cei”, uma obra interativa e inflável, com proposta lúdica, onde o artista convoca o público a pensar sobre os seus movimentos na cidade; e “Bandeira KilomboAldeya”, de Matheus Ribs, uma obra que revisita a bandeira brasileira a partir de simbologias afro-indígenas, evocando a resistência e a união entre quilombos e aldeias como territórios de luta e pertencimento.
E o público também poderá participar da ação literária “Escuto histórias, escrevo poemas”, com o grupo ITHZ, uma intervenção artística que já passou por diversos lugares no Brasil com a proposta de escutar histórias e transformá-las em poemas, ali, na mesma hora, e entregar a poesia para a pessoa como se ela fosse a materialização artística de uma memória.
Mesa Brasil Sesc RJ
Nos dias 26 e 27 de julho, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Parque de Exposições de Itaipava para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil.
TRANSPORTE
O Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) iniciou a venda de transporte para o Festival Sesc de Inverno em Itaipava, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho. O transporte custa R$ 10,00 por pessoa (ida e volta) e pode ser adquirido na bilheteria da unidade.
Serão dois os pontos de embarque em Petrópolis: no Museu Imperial (às 15h) e no próprio CCSQ (às 15h30). O retorno está previsto para os mesmos pontos de embarque para após o último show, no sábado (26/07), às 00h30, e no domingo (27/07), às 23h30. Saiba mais nesta matéria.