Nos dias 18 e 19 de outubro acontece a sexta edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, a partir das 11h. O evento vai reunir 40 expositores, oficinas gratuitas, palestras e demonstrações ao vivo que celebram a tradição milenar da cerâmica e sua força na cultura local. A entrada é gratuita.
Além da exposição e venda de peças, a programação inclui oficinas para crianças e adultos, palestras sobre empreendedorismo e técnicas cerâmicas, e demonstrações ao vivo. As inscrições para as oficinas são feitas no local, por ordem de chegada, com limite de 20 participantes por sessão. Entre as atividades, destacam-se a oficina “Impressões da natureza na argila”, com Elis Simões; a palestra “Como expor produtos em feiras e eventos”, com Regina Machado (Sebrae) e a aula demonstrativa “Alças sem mistério”, com Thaïs de Siervi, entre outros encontros que convidam o público a experimentar, aprender e se inspirar.
A história da cerâmica em Petrópolis remonta à chegada dos colonos germânicos, portugueses e italianos, que trouxeram consigo técnicas variadas, desde peças utilitárias vidradas até utensílios decorativos e telhas. No século XX, o surgimento da Cerâmica Itaipava e o trabalho de nomes icônicos como Luiz Salvador, Santa Ettienne e Nova Cerâmica consolidaram a cidade como polo nacional de produção cerâmica. Hoje, a feira conecta passado e presente, reunindo diferentes gerações de ceramistas e aproximando o público da experiência de ver a matéria ganhar forma nas mãos dos artistas.
O evento conta com o apoio do Sebrae e do Shopping Vilarejo, além de parceiros culturais como Arte Brasil (SP), Crivo – Ferramentas para Cerâmica (RJ), Sergio Suportes (SP), Ateliê Vitão (SP), Beijo da Terra (RJ), Pascoal Massas Cerâmicas (SP), Villa Verde Flores (RJ) e as cervejarias Guapa, Tortuga e Valley (RJ).
Oficinas (inscrição por ordem de chegada, limite de 20 participantes):
Sábado – 18/10
11h – “Impressões da natureza na argila” (Elis Simões)
14h – Palestra “Como expor produtos em feiras e eventos” (Regina Machado)
16h – Palestra “Formulação de esmaltes cerâmicos” (Tito Tortori)
17h – Aula demonstrativa “Alças sem mistério” (Thaïs de Siervi)
11h – “Brincando com a argila” (Camila Muniz)
14h – Palestra “Identidade Cultural como Diferencial Competitivo no Artesanato” (Regina Machado)
16h – Oficina “O espírito do barro” (Ana Rondon)