No último sábado (24), o programa Escola Aberta foi aberto oficialmente pela Secretaria de Esportes e Lazer, no Quitandinha, na Escola Municipal Marcello Alencar. O programa possibilita que a comunidade utilize a quadra da escola para a prática esportiva nos fins de semana. Ao todo, neste ano, serão entregues mais de 1.300 bolas de futebol de campo, futsal, basquete, vôlei e handebol para dez escolas que participarão do programa.
O programa também foi lançado na Escola Municipal do Alto Independência. Em toda unidade que receber o programa, haverá uma pessoa indicada pela prefeitura e outra pela comunidade para acompanhar as atividades esportivas nos fins de semana. O Escola Aberta funciona aos sábados e domingos. A Secretaria de Esportes e Lazer realizará, antes de instalar o programa, plenárias com a comunidade para discutir os horários e as modalidades que serão praticadas, além da escolha dos responsáveis por cada escola.
“Esse trabalho é feito com participação popular. Os moradores têm a Secretaria de Esportes e Lazer como a casa deles. Queremos contribuir e aprender com eles. Nossa intenção é, cada vez mais, ampliar a participação popular através do esporte, além, é claro, de incentivar a prática esportiva”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela.
Na Escola Municipal Marcello Alencar, o programa funciona de 8h às 21h30 e recebe, em média, 50 pessoas por dia.
A Escola Municipal Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio, e a Escola Municipal João Paulo II, no São Sebastião, também receberão o programa. As outras seis unidades ainda estão sendo avaliadas pela Secretaria de Esportes e Lazer.