Na última terça-feira (3), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, presidida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, para apresentar o projeto Mãos à Obra, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado do Ambiente. O principal objetivo do projeto é realizar a educação ambiental de comunidades para prevenir e enfrentar acidentes e desastres naturais.
Em Petrópolis, as atividades do programa foram realizadas nos bairros do Gentio, Benfica, Madame Machado e Vale do Cuiabá. A ideia é construir uma base comunitária, incluindo o diagnóstico ambiental da localidade, com a coleta de dados, o mapeamento das rotas de fuga e a mobilização de todas as pessoas da região.
Uma das atividades do programa é a formação de monitores socioambientais. Esses monitores aprendem sobre temas como território, identidade e cidadania. Aprendem também como agir em casos de acidentes e desastres naturais. Além da formação desses monitores, o coordenador do projeto Marcelo Arantes também citou outras ações desenvolvidas pelo projeto: “A mobilização comunitária para o fortalecimento dos núcleos comunitários de defesa civil, cursos técnicos para prefeitura e membros de conselhos municipais e a construção coletiva dos Planos de Ação Comunitários para a prevenção e o enfrentamento de acidentes e desastres naturais”.
“O importante de projetos como esse é a valorização da vida humana. Não podemos parar as chuvas, mas podemos proteger o ser humano. Quanto mais interessados no curso tivermos na cidade, mais vidas serão salvas”, comentou o vereador e presidente da Comissão, Anderson Juliano.