A frequência de manifestações alérgicas aumenta cada vez mais ao longo do tempo, principalmente devido ao atual estilo de vida da sociedade. Por isso, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) oferece o curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica. Médicos de especialidades afins, interessados em intensificar conhecimentos específicos e investir em sua evolução científica, ainda podem se inscrever. O início das aulas está previsto para abril.
A Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica da FMP/Fase oferece os recursos necessários para a compreensão da especialidade, capacitando o médico a diagnosticar e tratar patologias imunoalérgicas. O curso é destinado aos profissionais especializados em Clínica Médica, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia e Dermatologia.
A duração é de 24 meses e a carga horária de 2.400 horas, mas esse período pode ser estendido a 30 meses, com carga de 3.000 horas, caso o aluno pretenda realizar a prova da Associação Brasileira de Alergia. Os módulos são voltados para o aprendizado clínico e prático da Alergia e Imunologia. O coordenador do curso, José Luiz de Magalhães Rios, explica que um dos diferenciais da formação pela FMP/ Fase é o fato do curso ser ministrado na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, uma instituição pioneira na especialidade e formadora de grandes alergistas. Além disso, os alunos têm contato com a prática desde o início.
“O curso tem um enfoque na prática. Do total de 20 horas semanais de aula, o aluno tem 16 horas para as experiências práticas e quatro para a Teoria. As aulas têm supervisão permanente e ensinam todos os procedimentos de alergia, de diagnóstico diferencial e de tratamento. O médico sai com vasta formação para exercer a especialidade no mercado”, afirma Rios.
Ainda segundo o coordenador, os alunos começam a frequentar o ambulatório na primeira semana, assistindo aos atendimentos dos médicos do segundo ano. Na segunda semana, eles já atendem com a supervisão do professor.
“Atualmente, as pessoas vivem mais em ambientes fechados, praticam menos esportes e comem mais alimentos industrializados, e as cidades também estão mais poluídas. Tudo isso contribui para aumentar a quantidade de casos de alergias. Esse conjunto de problemas tem despertado o interesse de médicos para a especialização na área”, acrescenta o coordenador do curso.
Serviço
Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica (5ª turma)
Preço: 12 primeiras parcelas de R$ 900,00 + 12 seguintes de R$ 1.000,00
Informações: (24) 2244-6471 ou pelo Site ou e-mail do curso para informação: posgraduacao@fmpfase.edu.br ou http://www.fmpfase.edu.br/univ/pos/default.htm