Foto: José Paulo
A Câmara Municipal de Petrópolis realizou, nesta última terça-feira (10), uma audiência pública com representantes de todas as categorias profissionais da Educação e pais de alunos da rede pública de ensino. Na última semana, os servidores da área fizeram uma passeata reivindicando melhorias para a categoria.
Na ocasião, o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) apresentou as reivindicações dos professores e demais profissionais, que incluem: a redução da carga horária de 40 para 30 horas, a dedicação de um terço da carga horária ao planejamento das atividades em sala de aula, o cumprimento da lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação; além de outras questões como a concessão de licenças-prêmio e a realização de novo concurso.
Segundo Rosi Silveira, representante do SEPE, núcleo Petrópolis, haverá um Grupo de Trabalho para revisar o PCCS da Educação nas próximas cinco segundas-feiras, às 17h, na secretaria de Educação. “Caso o PCCS não avance, faremos nova votação em assembleia para decidir se faremos ou não greve”, afirmou a professora.
Os vereadores presentes à reunião lamentaram a ausência da presença do Executivo. “Estamos aqui para ouvir as demandas e avançar juntos. Mas precisamos que o Executivo também participe dessas reuniões”, disse o vereador Pastor Sebastião. “Infelizmente, o governo ainda não entendeu que ele precisa estar aqui”, completou Anderson Juliano.