A leitora Patrícia Ribeiro Machado enfrenta um drama desde o nascimento de sua filha Vitória Machado da Costa: a criança de dois meses tem hidrocefalia e está internada na UTI Neonatal do Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas.
O bebê, que nasceu prematuro, necessita urgentemente de uma cirurgia, mas esse tipo de operação não é realizado na cidade. Segundo a mãe de Vitória, a espera já é um de um mês. “Os médicos me disseram que já pediram duas vezes a avaliação de um neurocirurgião, mas que não tiveram êxito. Procurei a ouvidoria do hospital, mas até agora nada”, disse ela.
Para tentar encontrar um neurocirurgião para sua filha, Patrícia criou uma campanha em seu perfil no facebook. “Não aguento mais ficar sem resposta. Até hoje, só peguei minha filha no colo uma vez”, disse ela.
Patrícia também faz um apelo ao prefeito Rubens Bomtempo. “O que eu peço ao nosso prefeito é que ele faça algo pela minha filhota, pois a cada dia que chego naquela UTI, parte de mim fica lá. Eu quero saúde para ela”, afirmou.
A Secretaria de Saúde informou que não está medindo esforços para que a criança passe pelo procedimento, mas lembra que o município, seja na rede pública ou na rede privada, não realiza este tipo de cirurgia, que é considerada de alta complexidade. O nome da paciente já foi incluído na Central de Regulação do Estado, que deverá encaminhar a criança para uma unidade de saúde apta a realizar o procedimento.