Em dez dias o “Alô Câmara”, linha direta entre a população e a Câmara de Vereadores, recebeu informações sobre a necessidade de retirada de 58 veículos abandonados em vias públicas de diferentes bairros da cidade. A obrigatoriedade de recolhimento de veículos e carcaças abandonadas faz parte do contrato firmado no ano passado entre a CPTrans e a empresa Rodando Legal, que é responsável pela apreensão de guarda de veículos irregulares.
“As reclamações partem de moradores de diferentes regiões da cidade como o Campo do Serrano, Mosela, Meio da Serra, Quitandinha e Pedro do Rio. Isso confirma que o serviço de recolhimento de carcaças e carros abandonados é falho em toda cidade, ou no mínimo não vem sendo feito com a regularidade necessária”, avalia o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.
As denúncias recebidas na Câmara apontam a presença de veículos abandonados ainda no Bairro Esperança, São Sebastião, Serra Velha da Estrela, entre outras localidades. “A Rodando Legal prioriza a apreensão de carros que estão rodando e que serão retirados do depósito pelos donos, pois isso garante rentabilidade financeira. Mas as carcaças e veículos abandonados, que não geram recursos, também precisam ser recolhidas pois prejudicam o trânsito nos bairros, impedem a passagem de carros de grande porte, como o caminhão de lixo, por exemplo. As carcaças representam risco à saúde da população, pois se tornam campo fértil para a proliferação do mosquito da dengue, além de ratos e animais peçonhentos”, alerta o presidente da Câmara.
As cobranças de Vereadores à CPTrans sobre a falta de fiscalização aos serviços da Rodando Legal no ano passado, resultaram na devolução de diárias que haviam sido cobradas a mais de proprietários que tiveram os veículos apreendidos. “Assim como naquela ocasião, a participação da população agora, apontando onde estão os problemas é fundamental. O ‘Alô Câmara’ tem sido um importante instrumento de comunicação entre a comunidade e os vereadores. Hoje estamos destacando as denúncias sobre o problema dos carros abandonados, mas o canal está disponível para receber todo tipo de demanda da população”, afirma Paulo Igor. O presidente da Câmara lembra que a intenção é facilitar o acesso da população aos vereadores. “Desta forma, cada um de nós exerce seu mandato em sintonia com os anseios da população. A proximidade do Legislativo com a população é positiva para o nosso trabalho, para cidade e para a sociedade petropolitana”, conclui.
As denúncias sobre veículos e carcaças abandonadas podem ser passadas pelo 0800-0209208. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.