Política

Maio Amarelo é tema de audiência pública desta sexta-feira

Nesta sexta-feira (29), audiência pública, que acontece na Câmara Municipal às 14h, terá como tema “Maio Amarelo – Prevenção de Acidentes e Violência no Trânsito”. O encontro, promovido pelo vereador Silmar Fortes, tem a finalidade de discutir com o poder público, e a sociedade civil, questões relacionadas à segurança viária, com ações preventivas e a promoção de um trânsito sem violência no município.

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Um laço da cor amarela simboliza o Maio Amarelo, que alcançou a grande repercussão de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”.

A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, conforme resolução editada em março de 2010. O documento foi criado com base em estudo da Organização Mundial de Saúde, que registrou em 2009, 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Segundo informa a OMS, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030, caso não haja um trabalho efetivo de prevenção.

O presidente da Associação Pró-Deficiente, Marcelo da Silveira, informou que o aumento no número de acidentes pode ser constatado nos atendimentos da entidade em Petrópolis. “Nós já entregamos este ano 37 cadeiras de rodas. Em 2014, infelizmente, batemos um recorde, das 367 cadeiras doadas, 80% foram entregues às vítimas de acidentes. Eu acho que temos que levar esta questão para as salas de aula, pois a irresponsabilidade no trânsito afeta também os pedestres, que muitas vezes são atingidos nas calçadas, nos pontos de ônibus. O álcool e as drogas também estão presentes em grande parte dos acidentes”.

O vereador Silmar Fortes, que preside a Comissão em Defesa da Saúde, ressaltou a gravidade do tema e a necessidade para que seja debatido. “O movimento Maio Amarelo é de fundamental importância como motivador da educação no trânsito. Segundo a OMS, os acidentes de trânsito são a principal causa da morte de jovens na faixa de 15 a 29 anos de idade, o que é um dado preocupante. Precisamos debater e criar políticas públicas para o enfrentamento deste grave problema de saúde pública e cidadania”, concluiu.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).