O filme “Rio ” estreiou no Cine Bauhaus, em Petrópolis, no último dia oito de abril. Desde a estreia, mais de 2.800 pessoas assistiram a animação na cidade. O filme foi dirigido e produzido pelo produtor Carlos Saldanha, criador também da trilogia “A Era do Gelo”.
Considerado sucesso de bilheteria, Rio conta a história de “Blu”, a arara azul macho que mora no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos com a humana, Linda. Blu e Linda viviam bem a sua rotina, até que um dia, o ornitólogo, Túlio, aparece na casa deles dizendo ter encontrado a última fêmea da espécie de Blu, no Estado do Rio, Brasil.
De primeira, Linda recusa a proposta, de viajar para o Brasil, mas após pensar um pouco ela resolver embarcar com sua arara para o Rio. Ao chegar, são surpreendidos pelo clima carnavalesco e logo em seguida, Túlio leva Blu para conhecer Jade, uma arara azul, esperta e feminista.
Jade tinha planos para fugir do lugar em que a aprisionaram quando Blu chega, mas antes disso eles acabaram sendo capturados por uma gangue de vendas de aves raras. As araras são presas por uma corrente e é quando começa a história de amor e aventura entre os dois.
Ao longo do caminho eles fazem alguns amigos, que os ajudam, principalmente porque Blu é uma ave doméstica e não sabe voar.
O filme mostra as belas paisagens da Cidade Maravilhosa, o agito do carnaval no Rio, o jeitinho carioca, a marginalização, a favela e etc. Enaltece o carnaval carioca, com toda sua animação e apresenta um repertório musical característico da cidade, como a música “Mas que nada” e “Valsa Carioca” ambas do cantor Sérgio Mendes.
Rio é dublado pelos atores, Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Jamie Foxx.
Segundo a estudante de publicidade, Juliana Lemos, vale a pena assistir o filme em Petrópolis, mesmo não sendo em 3D. “ O filme é muito bom, mostra a história das Araras e todo um contexto por trás disso”, declara Juliana.
Rio continua em cartaz no Cine Bauhaus pela quarta semana consecutiva. Os horários das sessões são: 15h/ 17h/ 19h e 21h.